Enquadramento competitivo do futebol definido para as próximas três épocas

Já é conhecido o enquadramento competitivo que vai vigorar nas provas de futebol da Associação de Futebol de Aveiro (AFA) durante as temporadas 2022/23, 2023/24 e 2024/25. Na base, tudo se mantém idêntico, verificando-se um ajuste no número de equipas despromovidas já no final da próxima época.

Em 2022/23, o Campeonato SABSEG será disputado novamente por 20 equipas, que numa primeira fase serão distribuídas entre as zonas Norte e Sul, cada uma com 10 clubes. Durante esse período, as equipas de cada série jogam entre si a duas voltas, sendo que os quatro primeiros classificados garantirão o Apuramento de Campeão, ao passo que as formações que terminem entre o 5.º e o 10.º lugar disputarão a Fase de Manutenção e Descida.

No Apuramento de Campeão, aplicar-se-á um coeficiente 0.5 por excesso, de forma a premiar regularidade, principalmente nos casos de clubes vindos de séries diferentes. Neste período, as oito equipas jogarão entre si a duas voltas, sendo que, no final, o primeiro classificado será coroado campeão distrital, assegurando a consequente promoção ao Campeonato de Portugal.

Já na Fase de Manutenção e Descida mantêm-se as duas séries, Norte e Sul, cada uma com seis equipas, que manterão os pontos conquistados na primeira fase e jogarão entre si a duas voltas. E é neste ponto que se encontra o ajuste, já que este ano serão menos as descidas do que aquelas que estavam inicialmente previstas. Assim, no final, serão automaticamente despromovidos os dois últimos classificados de cada série, juntando-se a estes o pior quarto classificado de ambas.

A 1.ª Divisão Distrital e a 2.ª Divisão Distrital, por seu lado, serão disputadas numa fase única, na qual as equipas serão divididas em duas zonas e jogarão entre si a duas voltas. No final do campeonato da 1.ª Divisão Distrital, os dois primeiros classificados de cada série são promovidos ao Campeonato SABSEG, ao passo que os dois últimos de cada série serão despromovidos à 2.ª Divisão Distrital. Quanto à 2.ª Divisão Distrital, serão promovidos os dois primeiros classificados de cada série e ainda o vencedor do jogo entre os dois terceiros classificados, que será realizado em campo neutro.

Com este enquadramento competitivo, a edição 2023/24 do Campeonato SABSEG voltará a ser disputada numa única fase e por 18 equipas, englobadas numa só série, à semelhança do que acontecia no período pré-pandemia. No final da mesma, serão despromovidas cinco equipas. Já a 1.ª Divisão Distrital manterá o seu formato.

A 2.ª Divisão Distrital, por seu lado, será jogada em duas séries, sendo promovidos os dois primeiros classificados de cada série, bem como o vencedor do encontro entre os segundos classificados, a realizar em campo neutro.

Para 2024/25, espera-se nova redução na elite do futebol de Aveiro, dessa feita para 16 clubes participantes, prevendo-se a despromoção dos três últimos classificados. A 1.ª Divisão Distrital manterá a estrutura da temporada anterior, enquanto na 2.ª Divisão Distrital a única diferença estará nas promoções, prevendo-se a subida direta dos dois primeiros classificados de cada série e ainda do vencedor do encontro entre os terceiros classificados, a realizar em campo neutro.

24 de Julho de 2022
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas