Visão de Jogo: Jornada inaugural confirmou equilíbrio de forças no Campeonato SABSEG

Se dúvidas houvesse quanto ao equilíbrio do campeonato ou quanto a um hipotético domínio absoluto de alguma equipa, a jornada inaugural tratou de nos mostrar que essas diferenças abismais simplesmente não existem. Na zona Norte, tivemos dois empates e duas vitórias, ambas pela margem mínima, o que poderá ser o prenúncio de uma prova jogada até ao último segundo.

Importa, no entanto, salientar que as vitórias do CF União de Lamas e do Canedo FC foram inteiramente justas. A jogar em casa, a equipa de Luís Miguel confirmou o favoritismo frente a um Fiães SC que ajudou a abrilhantar a vitória ‘lamacense’. A visita ao Comendador será, possivelmente, um dos testes mais duros para a formação de Pedro Alves, que acabou, apesar da derrota, por deixar bons indicadores para o futuro.

Já em Castelo de Paiva, a equipa do Canedo FC, embora tenha garantido os três pontos no último minuto do encontro, impôs-se com relativa naturalidade. Surpreendeu-me, não pela vitória em si, mas pela escassez de argumentos da formação de Carlos Manuel. Sobretudo pela tradicional complexidade que é defrontar o SC Paivense no seu reduto. Miguel Rapinha e os seus rapazes foram, na minha opinião, a equipa da jornada.

O empate em São Vicente Pereira, que opôs o CD Paços de Brandão à equipa local, além do frenético andamento do score, trouxe consigo dois dados importantes para este campeonato. O primeiro é a capacidade de ambas as equipas em fazer golos e a forma como reagiram à desvantagem. Neste capítulo, Martini, na sua primeira aventura fora de casa, foi rei e senhor. Segundo, mas não menos importante, foi a competitividade da “Briosa”. A forma desinibida como encarou o adversário e explanou o seu futebol, atípico numa equipa recém-promovida, foi bom para o salutar da competição, pois provou, em campo, que tem uma palavra a dizer no campeonato.

Por último, o empate do GDSC Alvarenga na visita ao terreno do SC Esmoriz. Face ao investimento da formação de Hugo Oliveira, que nesta jornada ainda se viu privado de jogadores influentes, o empate teve um sabor agridoce. A obtenção do ponto, a jogar fora de portas, não é de todo negativo. Porém, entre realidades e objetivos tão distintos, pedia-se um pouco mais à formação de Arouca.

Na zona Sul, a 1.ª jornada do Campeonato SABSEG foi o que se esperava, essencialmente porque as equipas que jogavam em casa, mesmo sem público, fizeram valer esse estatuto e venceram os seus confrontos. Pode-se dizer, ainda assim, que a grande surpresa, pelos números e não pelo resultado, foi mesmo a goleada do Oliveira do Bairro, por 5-0, contra o Avanca, uma vitória que terá valido, estou certo, mais que três pontos para Cajó. Mas isso são contas, ou opções, de outro rosário.

Depois, analisar as duas vitórias pela margem mínima. A do Bustelo frente à LAAC, num duelo de candidatos, e a do Fermentelos contra o Vista Alegre, duas equipas recém-promovidas. No primeiro caso, a eficácia fez a diferença. A equipa da casa fez um golo pelo “resistente” Ricardo Tavares e os forasteiros nem de grande penalidade conseguiram bater Penetra. A importância destes três pontos irá se perceber mais à frente. Sobre a vitória do Fermentelos e a prestação das duas equipas pode-se dizer, sem desprimor, que tanto uma como a outra terão de dar um salto qualitativo, em qualidade e possivelmente em quantidade, para conseguirem estar ao nível da dificuldade que, já se percebeu, este campeonato vai ter.

Fim de semana terá vários pontos de interesse
A 2.ª jornada assinala a estreia das formações de Oliveira de Azeméis na competição. AC Cucujães e FC Cesarense recebem SC Paivense e GDSC Alvarenga, respetivamente, enquanto a JD Carregosense joga no terreno do CD Paços de Brandão. Num campeonato pautado pelo equilíbrio, não creio que nenhum destes jogos seja exceção à regra, mesmo sabendo que a formação de Arouca, ao que parece, já poderá contar com o experiente Artur e o virtuoso Milton, dois jogadores importantes na manobra ofensiva da equipa de Hugo Oliveira.

A resposta da equipa do SC Paivense, após derrota caseira, será determinante para se perceber se tem ou não condições para lutar pelo Top 4, não esquecendo, no entanto, que do outro lado estará um AC Cucujães, agora orientado por Zé Carlos, mais ambicioso do que na época transata.

A JD Carregosense, por seu turno, visita o terreno do CD Paços de Brandão, que, pelos indicadores da jornada inaugural, tem condições de lutar pela vitória “taco a taco”. Creio, uma vez mais, num jogo bastante equilibrado.

Será, ainda, uma jornada interessante para perceber a dinâmica da equipa do FC União de Lamas a jogar fora de portas, na visita ao terreno do SC Esmoriz. Por último, aquele que tem condições para ser o jogo da jornada. O Fiães SC recebe o São Vicente Pereira, no Estádio do Bolhão. Duas equipas com plantéis de enorme qualidade que partem para este encontro inconformadas com o resultado da jornada inaugural. A não perder!

Mais a sul, na próxima jornada todos os jogos serão interessantes de seguir. A estreia da Ovarense é seguramente o mais aguardado, na receção ao Bustelo, de Miguel Oliveira. Com uma aposta assertiva num grupo de qualidade, que foi reforçado de forma cirúrgica, os “vareiros” são, no meu entender, a equipa mais forte de todo o campeonato. Mas essa qualidade, num jogo de 90 minutos, pode não ser suficiente se não for acompanhada pela atitude certa e, se do outro lado, estiver um onze competente, que é liderado por um treinador experiente e de muito saber.

Depois, será interessante perceber como será a reação da LAAC à adversidade, leia-se derrota em Bustelo, contra um extraordinariamente motivado Oliveira do Bairro. Os estados de espíritos são diferentes, assim como a aposta e os objetivos. Na mesma linha, o vitorioso Pampilhosa vai a Avanca defrontar o lanterna-vermelha com a responsabilidade de ganhar, mas os avancanenses têm o orgulho ferido e vão querer dar uma imagem diferente.

Os restantes jogos, curiosamente, também colocam frente a frente equipas que perderam contra outras que ganharam na jornada inaugural. O Estarreja vai a Albergaria querer dar a sequência certa frente a uma das equipas mais frágeis da competição e o Fermentelos, com um Tó Miguel pragmático, vai tentar ir ao campo do Gafanha SAD surpreender. Cabe à formação orientada por Ricardo Suíço a responsabilidade de sacudir a pressão e colocar em campo a vontade necessária para ultrapassar o desaire inicial.

A rubrica Visão de Jogo é partilhada pelos comentadores Sérgio Oliveira e José Alexandre Silva, que analisam, respetivamente, as zonas Norte e Sul do Campeonato SABSEG

18 de Setembro de 2020
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas