UD Fermedo solta o grito da vitória na 2.ª Divisão: "Sentíamos que já a estávamos a merecer"

Ao cabo de 11 jornadas na 2.ª Divisão Distrital, no balneário da UD Fermedo soltou-se um 'finalmente' pela primeira vitória da temporada, conquistada no último fim de semana frente ao CCR São Martinho (2-1). “Ela veio numa altura ideal para, na segunda volta, pegarmos neste reforço positivo e continuarmos com uma maré boa de resultados”, atira Duarte Lopes, autor de um dos golos dos arouquenses e um apaixonado pelo futebol, mas que chegou tarde ao nível federado.

Instado a explicar o porquê de o primeiro triunfo da época ter demorado tanto a chegar, Duarte começa por apontar a “um conjunto de fatores”, mas foca-se, sobretudo, na “falta de sorte”, dando como exemplo os muitos desaires pela margem mínima que a equipa sofreu até aqui. “Essa estava a ser uma barreira difícil de ultrapassar. Neste jogo, finalmente, começámos a vencer, algo que não tínhamos conseguido até então, e isso ajudou-nos a ganhar confiança para vencer”, acredita.

Pelo meio, a troca de treinador, com Rui Rocha a assumir os destinos da equipa, deu “uma nova energia” pela mudança em si e trouxe “uma nova disposição tática e uma forma diferente de jogar, o que também ajudou”. Tudo conjugado redundou num momento importante na época da UD Fermedo, o da estreia a vencer no campeonato.

No final do encontro com o CCR São Martinho deu-se “um descarregar de energias e o soltar de um 'finalmente'” por um grupo formado praticamente de raiz num clube, também ele, de regresso à 2.ª Divisão. “Esse tempo de adaptação jogou contra nós mas, jogo a jogo, fomos melhorando e, finalmente, conseguimos a vitória. Foi um grande festejo, não pela vitória em si, mas porque já a ansiávamos há muito e por sentirmos que já a estávamos a merecer”, remata o jogador.

Aos 25 anos, Duarte Lopes sente-se um jogador realizado em Fermedo. “Está a ser incrível O grupo é bastante bom e unido”, diz o defesa, que sempre viu no futebol “uma paixão e um hobby”. Ainda assim, apenas se juntou a um clube com a idade de júnior. “Os meus pais não queriam muito que jogasse futebol a nível federado porque poderia ter uma influência negativa na escola e na minha vida. Só quando cheguei ao 12.º ano é que pude tomar essa decisão, por já ter a noção de que era algo que eu conseguia conciliar”, explica. Até por aí, espera aproveitar ao máximo a experiência sob um lema lapidar: “É ir ganhando e querer ganhar”.

Líderes não vacilam
A UD Fermedo derrotou o CCR São Martinho (2-1) com golos de Gonçalo Miranda e Duarte Lopes, ambos perto do intervalo. A meio da segunda parte, Diogo Ferreira reduziu pelos forasteiros, de grande penalidade.

No topo da Zona Norte continua o RC Nogueirense, que bateu a AD Santiais por 1-4, com Tiago Fragoso a bisar. Seguem-se o Romariz FC, que venceu a ACRD Mosteirô por 2-0, com um 'bis' de Paulo Santos, e a Geração RD, que empatou a uma bola diante do GD Fajões.

Numa ronda iniciada no dia 7 de janeiro com o triunfo, por 5-0, do GD Milheiroense na receção ao CCR Vila Viçosa, nota ainda para a vitória do CRC Rocas do Vouga no reduto do GD Beira-Vouga, por 2-3. Hugo Lourenço foi a figura do encontro ao apontar dois golos, o último dos quais em cima do minuto 90, que valeu o triunfo ao emblema de Sever do Vouga.

Quanto à Zona Sul, a líder AA Macinhatense ganhou, por 0-1, em Antes, graças ao tento solitário de Daniel Fernandes. O triunfo permite-lhe manter os três pontos de vantagem sobre o Anadia FC SAD B, que venceu o Mamarrosa por 2-4.

Com João Martins em plano de evidência, ao bisar, a AR Aguinense levou de vencida o FIDEC por 0-4, enquanto o SC Carqueijo derrotou o GD Águas Boas por 4-2, com um 'bis' de Jorge Cardeira, e o ADC Sosense-FC Vaguense terminou empatado (2-2).

A partida entre o SC Beira-Mar B e a ADRC Ribeira da Azenha não chegou ao final. No momento da interrupção, os 'aurinegros' venciam por 4-0.

Fotografia
UD Fermedo

1 de Fevereiro de 2024
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas