Trabalhar com afinco e lutar sempre pelos três pontos são as bases de Miguel Fernandes no SC Vista Alegre

Apesar dos 47 pontos conquistados na última edição do Campeonato SABSEG, o SC Vista Alegre não conseguiu escapar ao lote de equipas despromovidas à 1.ª Divisão Distrital. Miguel Fernandes acompanha o clube num projeto repleto de valores comuns e olha para a nova época com a ambição de um trabalho com afinco e a luta constante pelos triunfos.

Em retrospetiva, o técnico garante não conseguir “apontar um falhanço reiterado” ao desfecho da última época. A “situação de desvantagem” e a “margem significativa de diferença pontual” com que se deparou, logo à partida, condicionaram a missão, que ficou ainda mais difícil pelo número substancial de despromoções face à reformulação da prova.

“A verdade é que foram apenas quatro pontos que nos separaram do objetivo que definimos, que era a manutenção. Conseguimos 47 pontos e, ainda assim, descemos de divisão, pela necessidade de reajuste das competições nacionais e distritais. Fomos apanhados neste turbilhão e não tenho memória de uma equipa ter descido de divisão depois de fazer tantos pontos. Mas o futebol é isto”, lamenta Miguel Fernandes, que foi convidado a continuar ao leme da equipa cerca de um mês e meio depois de a assumir, “independentemente do resultado final da competição”.

Um “fator de estabilidade”, admite o técnico, que “selou claramente o acordo” com um aperto de mão e começou a trabalhar naquele que seria o futuro do clube. Agora, é hora de encarar a 1.ª Divisão Distrital e “a ambição é trabalhar a cada jogo, a cada fim de semana, para conquistar os três pontos”.

“Naturalmente que o que está implícito me parece perfeitamente óbvio, mas o valor principal é trabalhar afincadamente, de forma séria, para que consigamos o melhor resultado. Depois é uma relação causa-efeito, porque o que conseguirmos fazer durante a época vai levar-nos a um resultado”, atesta o treinador, que antevê “desafios enormes” numa prova que se tornou “altamente competitiva”.

Para Miguel Fernandes, “para além das equipas que já disputavam a competição, há muitas que vêm do Campeonato SABSEG e que procuram lá voltar”, o que resulta numa competição “extremamente competitiva, muito difícil e na qual não chegará ficar a meio termo em termos de rendimento”, principalmente se o objetivo passar pelo regresso à elite do futebol de Aveiro.

Com um plantel bem composto, o treinador admite manter “a porta aberta” para a possibilidade de “um valor maior”, alguém “que venha acrescentar com base num só princípio e num só valor: o ‘todo’”.

“O ‘todo’ é o segredo maior do sucesso no futebol, na minha humilde opinião. Quem tiver esse espírito e mentalidade, e aliar a isso a qualidade que nós entendemos ser a que procuramos, terá sempre a porta aberta”, remata.

Plantel do SC Vista Alegre
Guarda-Redes:
Henrique França, Paulo Inácio e João Pereira;
Defesas: António Silva, Paulinho, Alex, Raúl Silva, Guilherme Carvalho, Daniel Guedes, João Pedro e Rodrigo Santos;
Médios: João Victor, Jullyan, Mamadu Djaló, Gonzaga, Freddy e Edgar Pereira;
Avançados: Renan Raposo, Valter Tavares, Rodrigo Fazzio, Carlinhos, Fábio Lasca, Dani e Óscar Lopes.

Fotografia: SC Vista Alegre

29 de Agosto de 2022
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas