Torneio de Futebol de Rua de Espinho cumpriu "objetivo de fomentar a inclusão social e a igualdade de género"

A segunda edição do Torneio de Futebol de Rua de Espinho “foi um sucesso”, sublinha Tiago Paiva, presidente da Associação de Futebol Popular do Concelho de Espinho (AFPCE). “Cumprimos o objetivo de fomentar a inclusão social e a igualdade de género”, ressalva o responsável.

O evento, organizado de forma conjunta pela AFPCE e a Câmara Municipal de Espinho, com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), da Associação de Futebol de Aveiro (AFA) e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), viu o número de participantes aumentar para o dobro, relativamente à edição do ano passado. Foram mais de 720 crianças, entre os 6 e os 12 anos, vindas de vários pontos do país, às quais há que acrescentar uma centena de atletas na variante de futebol adaptado, oriundos de diversas CERCI do distrito de Aveiro.

“O projeto foi de sucesso. Passaram milhares de pessoas pela Praça do Mar e pelas restantes freguesias”, refere Tiago Paiva, lembrando que marcaram presença no evento muitas pessoas ligadas ao universo desportivo, como os treinadores Vítor Pereira, Rui Ferreira e Nuno Manta Santos, os antigos jogadores Cândido Costa e Fábio Espinho, ou o futebolista do Alanyaspor Nuno Lima.

“O aspeto mais positivo foi que tivemos muitas meninas a participar. O torneio cresceu de forma exponencial e teve uma cobertura de imprensa a nível nacional”, vinca o presidente da AFPCE, lembrando que a participação no evento foi “totalmente gratuita”. “Cada participante teve direito a equipamento, lanche em todos os dias, medalha e boné”, pormenorizou.

Workshop com lotação esgotada
Noutro contexto, a AFPCE organizou, em parceria com a AFA, uma ação de formação certificada pelo IPDJ que lotou o Centro Multimeios de Espinho, no dia 16 de setembro.

O painel de oradores contou com João Paulo Rebelo, deputado e ex-Secretário de Estado da Juventude e Desporto, José Guilherme, diretor técnico da FPF, Marta Guedes, médica, Filipe Gonçalves e Vítor Pereira, treinadores de futebol, e João Pinheiro, árbitro internacional e advogado.

A sessão de abertura ficou a cargo de Tiago Paiva, presidente da AFPCE, e Maria Manuel Cruz, presidente da Câmara Municipal de Espinho, com Paulo Araújo, vice-presidente da AFA, e Luís Canelas, vice-presidente da Câmara Municipal de Espinho, a encerrarem o evento.

Fotografia
AFPCE

26 de Setembro de 2023
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas