Tiago Fragoso, um médio goleador que quer ajudar o Santiais a crescer

Tiago Fragoso voltou a fazer das suas com a camisola do Santiais. O jovem, de 20 anos, apontou três dos cinco golos com que o clube de Estarreja derrotou o Rocas do Vouga (5-0), naquele que foi o regresso aos triunfos da equipa na Série A da 2.ª Divisão Distrital. “Este jogo foi como uma reviravolta para o campeonato”, avisa o médio, que vive o início de época mais concretizador da carreira.

Duas derrotas e um empate depois, o Santiais retomou o trilho dos triunfos no terceiro escalão aveirense. “Foi um jogo em que a equipa esteve muito bem”, explica Tiago Fragoso, que completou um “hat-trick” na vitória por 5-0, um objetivo que já perseguia há algum tempo.

O jovem centrocampista divide os louros com os companheiros de equipa. “Já levo 12 golos graças à ajuda dos meus colegas, que me dão bolas para marcar”, os mesmos que, nas alturas mais complicadas, lhe dão força para não desanimar. “Costumo marcar de penálti mas, no único jogo decisivo em que precisei de bater um, contra a Ronda, para a Taça de Aveiro, falhei. Pedi desculpa à equipa, mas os meus colegas disseram-me que até o Cristiano Ronaldo e o Lionel Messi falham”.

Mas se, individualmente, as coisas vêm correndo de feição a Tiago Fragoso, coletivamente a temporada tem sido irregular para o Santiais. A um bom arranque de campeonato seguiram-se séries de jogos sem vencer, que atiraram a equipa para o meio da tabela. “A equipa manteve-se sempre unida e confiante”, garante o médio, que revela que uma conversa com um diretor do clube foi importante para mudar o rumo das coisas: “Ele disse-nos que o que interessa não são os árbitros ou as equipas adversárias, mas sim nós. Estamos a competir para chegarmos lá acima na tabela”.

Aos 20 anos, Tiago Fragoso divide-se entre o futebol e o emprego como serralheiro mecânico. Grande parte da carreira passou-a com a camisola do Avanca, após uma curta experiência no Feirense. “Em Avanca, receberam-me como se fosse da família, já lá vão onze ou doze anos. São pessoas a quem devo muito”, garante, ele que alimenta a vontade de “chegar à equipa principal do Avanca, quem sabe numa divisão superior”.

Para já, faz “o melhor possível para o Santiais, a equipa-satélite do Avanca, crescer”, ele que já tem o futuro bem planeado: “Se pudesse chegar lá cima, por exemplo a um Campeonato de Portugal, talvez fizesse da minha vida isso. Se só der para andar nos distritais opto pelo trabalho, ficando o futebol como principal hobby”.

LAAC e Mamarrosa com reviravoltas impressionantes na Série B
O triunfo do Santiais ficou completo com os tentos de Armando Pereira e Jorge Silva, e deixa o clube na 11.ª posição da Série A, que continua a ser liderada, de forma confortável, pelo Pinheirense, que venceu em Fermedo, por 2-1. Simão Correia e Adélio Melo marcaram para o líder, tendo Marco Azevedo reduzido perto do fim.

O Real Nogueirense, que folgou na 15.ª jornada, viu Geração RD e Macieira de Cambra aproximarem-se da segunda posição. Os primeiros bateram o Válega graças ao tento solitário de Rodolfo Jorge, enquanto os cambrenses derrotaram o São Martinho (3-2) num jogo com um final impróprio para cardíacos. Aos 87 minutos, Paulo Monteiro apontou o 2-1 para o conjunto de Castelo de Paiva, mas Pedro Marques e Tiago Silva haveriam de dar a volta ao resultado.

Com um “bis” de André Lima, o São Roque derrotou o Nogueira da Regedoura (2-0), resultado que se repetiu no triunfo do Sanguedo em Tarei. Rui Alves e Manuel Vicente foram os autores dos golos.

O Milheiroense derrotou o Caldas S. Jorge por 1-0, enquanto o Lobão levou de vencida o Vila Viçosa com quatro golos sem resposta, marcaram Roberto Bastos, Marcelo Guedes, João Monteiro e Hugo Sá. Por fim, o “lanterna-vermelha”, União Nogueirense, venceu, fora de casa, o Romariz, por 3-2. Gerson Dias, com um “bis” no segundo tempo, foi o homem da partida.

Quanto à Série B, continua a ser liderada por CRAC e LAAC, ambos com 37 pontos. No dérbi de Vagos com o Vaguense, o CRAC venceu por 4-2, num jogo em que esteve por duas vezes em desvantagem. Valeram as grandes penalidades convertidas por Cláudio Casal e Miguel Santos para somar os três pontos em disputa.

Já a LAAC recuperou de uma desvantagem de dois golos na receção ao Águas Boas, vencendo por 3-2. Aos tentos de João Simões e Gilberto Fernandes, na primeira meia-hora, responderam Luís Marques, que bisou, e Luís Barreto, autor do tento que valeu o triunfo à equipa da casa.

Quem também recuperou de uma desvantagem de duas unidades foi o Mamarrosa, na casa do CD Luso. Diogo Carvalho bisou nos primeiros 20 minutos, mas Alexandre Carvalheira repetiu o feito no segundo tempo, deixando tudo empatado. Aos 80 minutos, Paulo Martins completou a cambalhota no marcador.

O Calvão, que é terceiro classificado, derrotou o Valonguense (2-1), com golos de Daniel Cardoso e Miguel Oliveira, aos quais respondeu Alexandre Oliveira pelos forasteiros.

Com um “bis” de Bruno Matos, o Bom-Sucesso venceu em Santo André (2-0), enquanto o Sosense salvou-se, nos últimos minutos, da derrota em Pessegueiro do Vouga, quando Daniel Rosa respondeu ao tento inaugural de Paulito.

O Paredes do Bairro triunfou na casa do Aguinense, por 3-0, com golos de Ricardo Oliveira, João Ferreira e Tiago Melo, enquanto o Carqueijo bateu o Bustos (1-0) graças a um tento de Pedro Souza em cima do minuto 90. Pelos mesmos números, o Ribeira da Azenha venceu a equipa B do JuveForce, marcou David Silva.

Fotografia
Direitos Reservados

15 de Janeiro de 2019
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas