Score deixa "AFA à frente dos demais"
A ideia partiu da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), e a Associação de Futebol de Aveiro (AFA) levou-a a níveis de implementação que a tornam num caso único e de enorme sucesso no panorama nacional. A plataforma Score, que permite aos clubes inscreverem os seus atletas por via informática, teve uma adesão quase plena. Cerca de 97% das inscrições foram realizadas desse modo, um número que surpreendeu os próprios responsáveis da AFA.

"A adesão foi surpreendente por ser o primeiro ano", admite Paulo Araújo, vice-presidente para a área financeira, que acredita que a "a AFA está à frente dos demais" neste campo, algo que "quase nem é comparável" com as restantes associações do país. 

O dirigente recorda que foi necessário "fazer uma adaptação em termos informáticos" por parte do organismo, que "
ultrapassa, em termos de investimento, as vantagens que isto permite". Contudo, e tal como refere Álvaro Rui, secretário geral da AFA, "o benefício será recolhido posteriormente", até porque "houve uma desburocratização do papel, o que é importante considerar".

Com a "base de dados criada" e uma maior " 
qualidade de serviço e de trabalho", quem ganha são os clubes, que podem "a qualquer momento, aceder à plataforma e deixar de se deslocar a Aveiro", o que, para Paulo Araújo, "já é muito significativo".

Os dados disponibilizados pela AFA demonstram que os clubes, desde cedo, entenderam as vantagens que o Score lhes proporcionava. No início de agosto, a taxa de utilização da plataforma rondava os 82%, valor que subiu para os 97% no final de setembro.

"
Isto não foi propriamente fácil de se fazer, ainda para mais num curto espaço de tempo, porque os campeonatos foram ligeiramente antecipados", relembra Álvaro Rui, enquanto Paulo Araújo sublinha a "forma muito séria" com que a AFA abraçou o projeto, o que levou a que, "logo no primeiro ano", o nível de inscrições feitas através do Score tivesse atingido "quase o pleno".

Fotografia
Diogo Pereira
21 de Outubro de 2016
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas