Sara Costa veio para Aveiro para estudar mas acabou por oferecer a Taça ao GD Gafanha

Assim que terminou a final da Taça Distrito de Aveiro, Sara Costa pegou no telemóvel para partilhar com a família a felicidade que a invadia. A distância entre a Branca e Bragança, de onde a jovem é natural, foi encurtada pelas vozes entusiastas que a parabenizaram pelo golo que decidiu a partida e que permitiu ao GD Gafanha fazer a ‘dobradinha’.

De facto, a vida de Sara deu uma grande volta no ano passado. Após ter concluído o Secundário na sua terra natal, mudou-se para Aveiro para estudar Engenharia de Computadores, a área pela qual se apaixonou durante a adolescência. A ideia era focar-se nos estudos, mas a paixão pelo futsal falou mais alto quando lhe falaram na possibilidade de se juntar ao plantel do GD Gafanha.

“Quando cheguei, no fim da pré-época, não vivi as dificuldades que a equipa sentiu no início da época”, as quais foram “ultrapassadas e deram mais motivação” para uma época recheada de conquistas. Depois do campeonato, o emblema de Ílhavo levantou a Taça de Aveiro, um objetivo definido pela equipa.

Mas, para o conseguir, teve superar, na final, um Futsal Azeméis bem organizado, que vinha de uma série prolongada de vitórias consecutivas. O jogo terminou com um inusitado 0-0 no placard, culpa da boa prestação das defesas e das guarda-redes de ambas as equipas, que conseguiram anular as “várias oportunidades que existiram para ambos os lados”.

O único golo da partida surgiu no prolongamento, apontado por Sara Costa, um momento que tão cedo não esquecerá. “Estávamos no prolongamento e sabíamos que faltava pouco tempo para o jogo acabar. A adrenalina com que estava só me fez acreditar em mim própria para poder marcar o golo”, conta a jovem, que garante não ter tido tratamento especial durante os festejos: “Trataram-me igual, porque foi uma vitória coletiva. Ficámos todas bastante contentes”.

A época, já de si histórica, pode ganhar outros contornos caso o GD Gafanha consiga conquistar a Supertaça de Aveiro, “que é mais um objetivo da equipa”, e fazer um brilharete na Taça Nacional, prova que define quem será promovido ao Campeonato Nacional. “Sei que será difícil, porque, no ano passado, já disputei a prova por outra equipa. Cada jogo será uma final, mas vamos dar o nosso melhor”, promete.

A equipa a que se refere são os Pioneiros de Bragança, clube ao qual se juntou na época passada, depois de ver as possibilidades de jogar futebol esgotarem-se. “Como queria acabar o 12.º ano lá e continuar a praticar desporto, experimentei o futsal”, no qual se mantém. O futebol, esse, continua a mexer consigo, admite Sara Costa, que tem em Cristiano Ronaldo o ídolo de sempre.

Lourosa regressa aos distritais
O último fim de semana ficou igualmente marcado pela confirmação da despromoção do Lusitânia de Lourosa aos distritais, na sequência do empate, a um golo, na receção ao Póvoa Futsal. Obrigadas a vencer, para poderem adiar a questão para a última jornada da fase de manutenção, as lusitanistas ainda estiveram na frente do resultado, graças ao golo de Patrícia Martins, mas sofreram o tento da igualdade pouco depois.

Assim, o jogo frente ao GD Chaves, o restante despromovido da zona norte, servirá apenas para cumprir calendário, já que a distância das lourosenses para a zona de salvação é de cinco pontos.

Na fase de apuramento do campeão nacional, o Novasemente/Cavalinho bateu a ACDR Arneiros por 5-0, num jogo em Juliana Pinto bisou. Antes, Angélica Alves, Andreia Marques e Cátia Silva já haviam faturado pelas espinhenses, que seguem na 4.ª posição, com 9 pontos somados. Na próxima jornada, que se joga a 21 de março, o conjunto de Espinho recebe o Sporting CP (18 horas).

13 de Março de 2020
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas