Sandra Bastos sente "um orgulho enorme" pela distinção do Comité Olímpico de Portugal

Sandra Bastos foi agraciada pelo Comité Olímpico de Portugal (COP), no âmbito do Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de maio, pelo seu relevante papel no meio desportivo. A árbitra, natural do concelho de Santa Maria da Feira, confessa sentir “um orgulho enorme” pela distinção.

Árbitra FIFA desde 2004, Sandra Bastos conta no currículo com quatro presenças em fases finais de Europeus do escalão de Sub-19, duas em Mundiais de Sub-17 e uma nomeação para a fase final o Campeonato do Mundo de futebol feminino, em 2019. Apitou diversas partidas da Liga dos Campeões feminina e esteve, também, nos Jogos Olímpicos da Juventude.

Por cá, foi nomeada para cinco finais da Taça de Portugal de futebol feminino e foi a primeira árbitra a marcar presença no Campeonato de Portugal e na Liga Revelação Sub-23, provas masculinas de futebol.

“Estou grata pela distinção e vou continuar a trabalhar no sentido de dignificar a causa”, referiu Sandra Bastos, para quem o destaque conferido pelo COP “é fruto de um trabalho árduo, de superações diárias e de resiliência”. “O futebol não tem género. É para quem tem competência, dedicação e paixão”, completa.

Natural de Lobão, concelho de Santa Maria da Feira, Sandra Bastos, 43 anos, praticou taekwondo e futebol na juventude. Iniciou-se na arbitragem em 2000, tendo, três anos depois, subido à categoria nacional. Em 2004, tornou-se árbitra da FIFA, subindo ao grupo de elite em 2015.

Para além de Sandra Bastos, foram igualmente distinguidas pelo COP Ana Matias (empreendedorismo), Cesina Bermudes (a título póstumo, na área da promoção do desporto), Cristina Almeida (estudos sobre as mulheres), Dalila Lira (arbitragem na natação) e Maria João Cascais (medicina desportiva).

10 de Março de 2021
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas