Patrício descobriu alguns dos segredos do golo nos tempos em que foi guarda-redes

Começou nas balizas, o que o ajudou a descobrir alguns dos segredos de quem as defende, mas é no ataque a elas que vem escrevendo a sua história no futsal. Patrício Tavares lidera a lista de artilheiros do FC Arouca no Campeonato Grande Hotel de Luso, registo que dá força à sua ambição em “chegar ao mais alto nível” na modalidade.

Para os que duvidam da importância de, durante o processo de formação, os jovens passarem por todas as posições na 'quadra', a história de Patrício ajudará a abrir-lhes os horizontes. Quando chegou ao futsal, ainda menino, começou por se fixar na baliza. Ser guarda-redes era o que o motivava e até o seu ídolo na altura brilhava entre os postes, o espanhol Paco Sedano, do Barcelona.

Foi assim durante aproximadamente um ano. Depois, “como a equipa não era a melhor em termos coletivos”, dos três guarda-redes do plantel, dois subiram no terreno, entre eles Patrício. “Até hoje”, atira o pivot, que ganhou dotes de goleador também pelos tempos que passou na baliza. “Sempre que vou isolado, uma das minhas caraterísticas é tentar 'enrolar' e passar pelo guarda-redes, porque percebi que havia aí uma 'manha' e que conseguia tirar vantagem disso”, exemplifica.

Na recente vitória do FC Arouca diante da AD Arsenal de Canelas (5-4), para o Campeonato Grande Hotel de Luso, o jovem assinou um 'hat-trick'. “Sabe sempre bem marcar. Fazê-lo quando ganhamos, sabe ainda melhor”, nota um pivot com “faro pelo golo”, que já leva 13 na competição. “Se me deixa satisfeito? Não. Sou muito ambicioso, quero sempre mais e mais. Espero que venham muitos mais golos para ajudar a equipa e que, no fim, possamos estar contentes pelo que fizemos”, atira o fã de Rochinha, do Benfica, “porque faz muito trabalho de pivot”, e de Fernando Cardinal.

O jogo com a AD Arsenal de Canelas espelhou “aquilo que tem sido a época do Arouca”, comenta Patrício. “Dominámos nos primeiros 10 minutos, conseguimos uma vantagem de dois golos, mas voltámos a sofrer em momentos em que poderíamos matar o jogo. Fomos dando sempre vida ao adversário”, explica o jogador, que fala numa “época razoável” dos arouquenses, até ao momento, “olhando para todas as equipas e para a tabela”. “Mas o campeonato ainda vai dar muitas voltas...”, apressa-se a acrescentar.

Fora das 'quadras', Patrício trabalha como segurança privado, profissão que obriga a alguns sacrifícios para poder manter a paixão pelo futsal bem viva: “Tento sempre fazer com que dê para conciliar as duas coisas. Às vezes, tenho de pedir um sábado e em troca “dar” o domingo de família, mas no fim vale sempre a pena”.

AJ Fiães isola-se na vice-liderança
No topo do Campeonato Grande Hotel de Luso continua a PARC, que venceu no pavilhão do CRECUS por 4-7, num jogo em que Miguel Silva e Bruno Santos bisaram pela equipa de Pindelo, enquanto Marcelo Carvalho completou um 'hat-trick' pelos albergarienses.

Na vice-liderança surge a AJ Fiães, que bateu o FC Barcouço por 3-2. João Botelho definiu o resultado, a um minuto do fim. O Lusitânia de Lourosa FC, derrotado em casa pelo GD Gafanha (2-4), fecha o pódio, com três pontos de vantagem sobre o seu adversário na 13.ª jornada e o FC Arouca.

Com três golos de Carlos Nascimento, a CP Esgueira derrotou a ADREP por 6-1, enquanto o CD Arrifanense derrotou o FC Mozelos por 5-0, com Diogo Almeida a bisar, e o Branca Activa SC venceu a ACD Azagães por 3-1, com um 'bis' de Filipe Oliveira.

Fotografia
Direitos Reservados

23 de Janeiro de 2024
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas