Pardal acordou o instinto matador no clube do coração
Os adeptos mais puros do mundo do futebol já pouco acreditam no amor à camisola. Porém, para Alexandre Pardal, é esse o sentimento que o invade sempre que sobe ao relvado com o símbolo da Sanjoanense ao peito.

Neto de Sidónio Pardal, antigo presidente do clube e o principal impulsionador da construção do Pavilhão dos Desportos, inaugurado em 1960, o lateral que virou recentemente um extremo goleador admite que o "passado grande" do avô o ajuda a "dar um pouquinho mais pela Sanjoanense em cada jogo".

A ligação à ADS nasceu quando tinha apenas cinco anos. "Na altura, j
ogava futebol na rua, como qualquer miúdo em S. João da Madeira. O treinador Zequinha viu-me e convenceu os meus pais a ir para a Sanjoanense", recorda. O pai, antigo guarda-redes de hóquei em patins no clube, ainda hoje o acompanha para todo o lado. "Quando jogo, às vezes olho para a bancada, vejo lá o meu pai, e penso na alegria e no orgulho que é para ele ver-me jogar pelo clube", admite. 

Cumpriu toda a formação na cantera alvinegra. Na juventude evidenciou-se como extremo, mas chegada a idade adulta virou lateral. Foi sempre assim até à receção ao Salgueiros, no início deste mês, para a Taça de Portugal. "
Estive lesionado, e fui para o banco nesse jogo. O treinador precisava de alguém para entrar para extremo, e escolheu-me. Entrei e ganhamos 4-2. Como correu bem, o mister decidiu que jogasse a extremo", explica.

A aposta de Flávio das Neves não poderia estar a correr melhor. Nos últimos dois jogos, Pardal marcou o triplo dos golos que havia apontado desde que subiu a sénior na Sanjoanense. Foram três, e a "culpa" é da equipa, pois "cria muitas ocasiões e pratica um futebol muito ofensivo". "Têm surgido oportunidades para fazer golo e tenho sido feliz", completa o atleta, que soube contornar as dificuldades de voltar a atuar em posições mais avançadas do terreno: "Foi um bocado complicado no início. Perdemos as rotinas, mas sinto-me bem tanto a lateral como a extremo".


Um grande na Taça de Portugal seria bem-vindo
A temporada tem sido generosa para a Sanjoanense, que segue na terceira posição da exigente Série B do Campeonato Portugal Prio e se apurou para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal Placard.

O apuramento foi carimbado com uma goleada ao Pedras Salgadas (6-1), na qual Pardal bisou. O próximo sorteio da prova já contará com as equipas da Liga NOS. Alguma preferência? "Já falamos sobre isso no balneário, e era bonito jogarmos com um dos grandes", refere o jogador, que não esconde a preferência por um duelo com o FC Porto. "É um clube com o qual simpatizo e que gosto desde pequeno", mas, "a nível financeiro, seria melhor o Benfica, porque traz mais gente ao estádio".

Independentemente do grande, um jogo com essas caraterísticas faria "
recordar os tempos em que a Sanjoanense esteve na 1.ª Divisão e jogava contra essas equipas", e, para os jogadores, seria "uma oportunidade única e merecida".

Quanto ao campeonato, o objetivo é claro: "
A manutenção". "Para o conseguirmos mais facilmente, teremos que ficar num dos dois primeiros lugares (da Série B) e ir à fase de subida. Chegando aí, é jogo a jogo. Não teríamos qualquer pressão, e se viesse algo por acréscimo era muito bom", completa.

"Sanjoanense é um clube diferente e especial"
Aos 23 anos, Pardal apenas por uma época deixou de vestir a camisola alvinegra. Em 2012/2013, rodou no Carregosense. "Foi um ano bom. Apanhei um bom grupo, deu para jogar e ganhar experiência", recorda, ele que haveria de regressar à Sanjoanense na temporada seguinte, para se sagrar campeão distrital de Aveiro.

Quando questionado sobre o futuro, o atleta não esconde o misto de sentimentos que o invadem. Se, por um lado, "qualquer jogador pensa, por exemplo, em jogar numa 1.ª Divisão", por outro, sublinha ser "muito feliz" na Sanjoanense, "um clube diferente e especial".

"É a minha casa", refere Pardal, que apenas a abandonará "se surgir algo melhor", para si e para o clube. Até lá, Pardal continuará a espalhar o espírito e o amor à Sanjoanense que o avô e o pai lhe incutiram. Se for com golos, ainda melhor.

Fotografia
Daniel Oliveira
Facebook da Associação Desportiva Sanjoanense
29 de Setembro de 2016
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas