O mês de sonho de Xano Cardeira e do Vila Nova de Monsarros

O Vila Nova de Monsarros viveu um mês de fevereiro para mais tarde recordar, com quatro vitórias em igual número de jogos disputados na Série B da 2.ª Divisão Distrital. Xano Cardeira, um dos reforços de inverno, é o elo que liga os triunfos, já que faturou em todos eles. “Tal como o lema do Vila Nova, com união e trabalho levamos o clube para a frente”, refere o avançado.

Depois de, “há alguns anos, ser uma das equipas mais fracas desta divisão”, a atual Direção traçou um plano para “levar o clube a outro patamar”. “Reforçou a parte técnica e a equipa”, e os resultados estão à vista.

Um fevereiro 100% vitorioso deixou a equipa na 7.ª posição da Série B. O rol de triunfos explica-se “com a exigência do mister e todos a lutarem pelo mesmo”, refere Xano Cardeira, que se mudou, em dezembro, do Marialvas para o Vila Nova de Monsarros para reforçar a equipa orientada pelo tio, Carlos Cardeira. “É um treinador à antiga, muito exigente. Neste tipo de divisões isso é importante”, acredita o avançado.

As quatro vitórias ao longo do mês têm, em comum, a pontaria de Xano, que marcou em todas elas. “As coisas têm-me corrido bem. Acrescentei um pouco de experiência. Puxo por eles, e o querer da malta ajuda”, diz. O último triunfo foi diante do Pessegueirense, por 3-2, com um golo de cabeça do ponta de lança. “O adversário até marcou primeiro, mas lutámos até ao fim. A segunda parte pendeu mais para nós”, recorda.

Aos 32 anos, Xano teve um percurso promissor nas camadas jovens. Começou no Marialvas e deu nas vistas no Mealhada, ao ponto de chamar a atenção do FC Porto. “Com 13 anos rejeitei a proposta do clube. Talvez tenha sido o maior erro da minha vida. Tinha de lá ficar e o medo de ficar longe da família pesou um bocadinho”, assume. Mudou-se para o Beira-Mar, até que o Nacional se interessou por si. “Tinha 16 ou 17 anos e aceitei sem problemas. Foi um dos melhores anos da minha vida, sozinho na Madeira, uma ilha fantástica”, diz.

Na maioridade passou por vários clubes do distrito, com a fama de goleador a acompanhá-lo ao longo da carreira. Fã de Ibrahimovic, “o melhor ponta de lança do mundo”, cresceu a admirar João Vieira Pinto, o seu ídolo na adolescência.

Geração RD vice-líder na Série A
Para lá do golo de Xano, Werick Silva e Joel Fernandes também marcaram pelo Monsarros, tendo Pedro Costa e Ricardo Martins reduzido pelo Pessegueirense.

Na liderança da Série B continua a LAAC, que empatou a um golo na casa do Bom-Sucesso. Tiago Capela adiantou os aveirenses, tendo Rudi Horta igualado pelo conjunto de Aguada de Cima.

O CRAC, que é segundo classificado, não aproveitou para se aproximar do topo, já que empatou a duas bolas diante do Paredes do Bairro. Já o Bustos bateu o Calvão por 5-0, com golos de Tiago Reis, que bisou, Sérgio Tavares, Bruno Vieira e Tiago Ferreira.

O Mamarrosa caiu diante do Sosense (2-1), o Valonguense empatou a um golo na receção ao Águas Boas e o CD Luso venceu na casa do Ribeira da Azenha (4-0), com Diogo Carvalho a bisar. Em Carqueijo, o Vaguense venceu por 4-0, enquanto a JuveForce B bateu o Aguinense, por 3-1.

Na Série A, o Pinheirense derrotou o Rocas do Vouga com um tento solitário de Adélio. O triunfo permitiu-lhe aumentar a vantagem no topo da tabela, já que o Real Nogueirense empatou, a duas bolas, na receção ao São Roque.

O resultado foi aproveitado pela Geração RD, que venceu em Lobão graças a um golo de Rodolfo Jorge, e subiu à segunda posição. Pelos mesmos números, o Sanguedo ganhou em Vila Viçosa, enquanto o Santiais venceu o Macieira de Cambra por 3-1, com Tiago Fragoso a bisar.

Com golos de Cláudio António e Marcelo Azevedo, o Milheiroense derrotou o Fermedo (2-0), e o Relâmpago venceu o dérbi de Nogueira da Regedoura com a Associação Desportiva local, por 2-1. O Tarei triunfou em São Martinho (1-0), enquanto o Válega-Romariz não chegou ao fim.

Fotografia
Direitos Reservados

1 de Março de 2019
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas