O grande salto do Campeonato de Esperanças de Aveiro que pode multiplicar talentos

Em apenas um ano, o Campeonato de Esperanças de Aveiro triplicou o número de clubes participantes na competição. Na temporada 2020/2021, ele contemplará 18 equipas, repartidas por duas séries. O talento vai andar à solta entre os Sub-22 do distrito, numa prova que já atingiu a maioridade e que continua a ser uma janela de oportunidade para os jovens futebolistas.

Tudo começou com apenas seis equipas, na época passada. O número era diminuto para o que se pretendia enquanto promoção da formação no futebol, mas os resultados do investimento das clubes que participaram na edição de estreia da competição acabou por se traduzir na descoberta de vários talentos. Ao todo, foram 120 jogadores que encontraram o seu espaço - por entre os 5400 minutos dos 60 jogos disputados - para poderem mostrar o seu valor. No final, a AD Taboeira festejou o título de campeã, mas os maiores vencedores foram os clubes que estiveram atentos ao que por lá se passava.

Trocado por miúdos, que é do que realmente se trata quando se fala no Campeonato de Esperanças, são 16 os jogadores provenientes dessa competição que integram, atualmente, os plantéis de dez clubes dos dois principais escalões de Aveiro. Só no Campeonato SABSEG, são 11 os atletas vão procurar agarrar a oportunidade. O Fiães SC promoveu Takeshi à equipa principal, o mesmo acontecendo com Rui Silva na AA Avanca. A AD Taboeira é o clube com mais jogadores recrutados no Campeonato SABSEG, com Rodrigo Martins (SC Esmoriz), Rainer (SC Alba), Madureira (SC Alba), David Dias (GDSC Alvarenga), Pedro Silva (SC Vista Alegre), João Silva (SC Vista Alegre) e Zé Coelho (SC Vista Alegre). Já o GDR Soutelo viu o CD Estarreja contratar Nuno Ramos e João Costeira, este último o MVP da primeira edição do Campeonato de Esperanças.

No que diz respeito à 1.ª Divisão Distrital, Paulo Oceano, Foshi e Casal, todos da AD Taboeira, vão alinhar pelo Lusitânia de Lourosa FC B, enquanto o FC Pinheirense contratou o guarda-redes Jorge Silva ao GDR Soutelo. Por fim, Tiago Relvas, ex-CD Loureiro, vai representar o GD São Roque.

"Um campeonato mais competitivo e atrativo"
Arrumadas as contas relativas à última temporada, o que se pode esperar da próxima edição do campeonato que arranca este fim de semana? Mário Moreira, treinador que conduziu a AD Taboeira à conquista do título na época passada, considera que “houve um grande salto no número de participantes devido à pandemia”, o que pode ajudar a afirmar a prova no contexto competitivo de Aveiro.

“Acredito que os clubes vão aproveitar muitos jogadores ainda juniores, em virtude de as competições de futebol juvenil continuarem sem atividade. É a única forma de os manter em competição e, perante o contexto atual, é mais um passo para consolidar a prova no panorama distrital”, explica, dando o exemplo da AD Taboeira quanto às expetativas que os clubes podem criar.

“Sobraram quatro atletas do plantel da época passada. Os restantes foram contratados para outros desafios, o que significa que os clubes acabam por valorizar o talento do Campeonato de Esperanças. Os jovens vão ganhando cultura tática e uma nova perceção do jogo enquanto competem. Isso são mais-valias que não passam despercebidas aos treinadores”, afirma.

Mário Moreira antevê, por isso, a continuidade da “montra” de talento numa competição que “está mais atrativa”. “Também é importante o aparecimento de clubes que competem nas provas nacionais, como a Oliveirense, o Espinho, o Anadia, o Beira-Mar e o Águeda, o que também motiva os outros clubes. Muitas das vezes, os miúdos treinam, mas não têm um minuto de competição, sobretudo em clubes que competem nas provas nacionais. Desta forma, a janela de oportunidade mantém-se”, defende, ele que considera que “todas as equipas, independentemente do seu nome, vão partir em pé de igualdade”.

“A competição vai ser dividida em duas zonas. Só por aí já vai haver uma triagem na primeira fase, aumentando a qualidade competitiva na fase final. Acima de tudo, vamos ter um campeonato mais atrativo e competitivo, que vai valorizar e fazer crescer ainda mais os atletas”, conclui.

3 de Outubro de 2020
Vítor Hugo Carmo
geral@afatv.pt