Novasemente GD brilha na Taça de Aveiro: “Vamos criando, jogo após jogo, um sonho diferente"

A pandemia fez mossa e a secção de futebol do Novasemente GD caiu num marasmo desportivo, mas 2021/22 foi ano de mudança. Com a entrada de Paulo Sérgio para o cargo de diretor-desportivo, o clube revitalizou-se. Agora, trabalha-se para “construir uma base de suporte para o futuro”, aponta o dirigente.

“Quando aceitei o desafio, juntei uma malta porreira para ajudar. É muito complicado quando pegas num projeto e não tens condições nem dinheiro, mas já começámos a transportar o clube para um nível melhor, levando-o a disputar a Taça de Aveiro”, avança, referindo que o êxito desportivo fez o emblema espinhense “passar, no espaço de um ano, de besta a bestial”, o que é mérito do “trabalho coletivo de todos, da equipa e dos técnicos, e da sua entreajuda”.

No Novasemente GD “ninguém recebe um cêntimo que seja” e apesar de o clube já conseguir envolver muitas pessoas, “continuam a faltar algumas para ajudar”.

Surpresa na Taça

O clube da Costa Verde, da 1.ª Divisão da Associação de Futebol Popular do Concelho de Espinho (AFPCE), foi a maior surpresa da 3.ª eliminatória da Taça PECOL Powertools – Prof. José Valente Pinho Leão, eliminando o Bustelo, da 1.ª Divisão Distrital (2-1).

Os golos de Rúben Oliveira e Cláudio Oliveira coroaram a exibição do emblema espinhense, que garantiu a presença na edição 2022/23 da competição após conquistar, na temporada transata, a Taça Associação da AFPCE.

Um dos obreiros da boa campanha do Novasemente GD é o timoneiro Daniel Pereira. Liderava a equipa antes da pandemia – que obrigou o clube a parar – e regressou em 2021/22, temporada em que o plantel foi reestruturado. “Havia cerca de seis, sete elementos da casa e fomos buscar novos jogadores. Fizemos uma época tranquila, ao ficarmos em 4.º no campeonato e ao ganharmos a Taça Associação”, recorda.

O plantel transitou na sua maioria para esta época, tendo Daniel Pereira e a sua equipa técnica recrutado cerca de dez novos elementos. “Reforçámo-nos bastante bem. É muito complicado assumir que queremos ser campeões, mas o objetivo passa por lutar pela vitória em todos os jogos. Vamos, de certeza, ganhar mais jogos do que aqueles que vamos perder”, almeja, assegurando que o Novasemente GD será uma equipa que lutará pelas posições cimeiras.

“Vamos para cada jogo para ganhar”

Quanto à Taça de Aveiro, o objetivo primordial “passa por disfrutar” daquela que é uma experiência totalmente nova para o clube, “que é bastante eclético”. “No futebol popular de Espinho, é o maior de todos”, prossegue. “Na Taça de Aveiro, queremos vivenciar a experiência. Temos a oportunidade e vamos disfrutar. Tem sido positivo porque temos uma equipa bastante forte. É a realidade. Vamos para cada jogo para ganhar, seja que adversário for. O objetivo vai ser sempre fazer o melhor. Nunca vamos entrar em campo a achar que estamos derrotados”, assevera o técnico.

Daniel Pereira considera “o compromisso e a entrega” dos seus pupilos como os segredos para o sucesso da equipa na prova. “São atletas que têm muita vontade. Levam-se ao limite. O jogo tem 90 minutos e correm-nos a uma intensidade brutal. Tentamos gerir da melhor forma, dando-lhes ferramentas para ser mais fácil, mas eles é que têm a capacidade de desequilibrar e fazer a diferença. Passa muito pela sua condição [física], vontade, entrega e por aquilo que valem. São a verdadeira chave para o que estamos a fazer na Taça de Aveiro”.

O técnico considera que enquanto estiverem em prova, não há limites. “Somos livres de sonhar. Vamos criando, jogo após jogo, um sonho diferente e vamos atrás dele”, finaliza.

Fermentelos pela frente

A próxima eliminatória da Taça de Aveiro irá opor o Novasemente GD ao SC Fermentelos, clubes de realidades distintas. Um milita no Futebol Popular de Espinho, enquanto o outro é líder isolado da zona sul do Campeonato SABSEG, tendo legítimas aspirações de lutar pela subida aos campeonatos nacionais.

O diretor-desportivo dos espinhenses considera o SC Fermentelos “um adversário difícil e complicado”, mas ressalva que o Novasemente GD é “livre de sonhar”. “Quem já foi eliminado da prova não pode sonhar. Neste momento, podemos sonhar que é possível, que o Fermentelos possa estar num dia não e nós num dia inspirado. Podemos ser felizes. Como se costuma dizer, o sonho comanda a vida. Temos de ser audazes, respeitar o adversário, mas nada temos a temer. Não temos de provar algo mais a alguém. É mais um episódio da nossa caminhada. Vamos fazer o melhor possível”, projeta Paulo Sérgio.

Fotografia: AFPCE

9 de Novembro de 2022
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas