Momento de inspiração de Manu na dobradinha da União da Mata

A União da Mata juntou a Taça Cidade de Esmoriz ao título de campeã da Liga de Futebol Popular de Ovar, depois de ter vencido a final frente ao Fajões, no Estádio da Barrinha, por 3-1. Os lamacenses chegaram ao intervalo a perder e iniciaram a ‘remontada’ com um livre de Manu, “um momento de inspiração”, como o próprio admite, tendo o resultado sido fechado com um ‘bis’ de Diogo Martelinho.

Emanuel Silva nem costuma ser o homem das bolas paradas na União da Mata, mas André não estava em campo e, assim que foi assinalada a falta, o médio pediu para tentar a sua sorte. “Peguei na bola, disse que era eu que batia e tive alguma felicidade, porque a bola bateu na barreira e desviou do guarda-redes”, conta.

O golo valeu o empate no resultado e ajudou a virar a página de um jogo que se complicava para a União da Mata, que tinha chegado ao intervalo em desvantagem no marcador. “Tivemos uma conversa séria no balneário. Estávamos a fazer um bom trabalho e não devíamos entrar em desespero, apesar de o resultado estar a ser negativo. No final, conseguimos dar a volta”, explica o médio, que aos 30 anos alimenta a paixão pelo desporto-rei no futebol popular, uma espécie de refúgio após a vida o ter levado a deixar as competições distritais.

Formado no União de Lamas, conseguiu chegar à equipa principal rubro-negra, mas o serviço militar obrigou-o a deixar o futebol em suspenso. Foram sete anos longe de casa, entre o Montijo e Paços de Ferreira. Quando regressou, ainda jogou pelo Canedo e pelo União de Lamas, até que decidiu abandonar. “A minha vida já não me permitia continuar”, justifica.

O ‘bichinho’ do futebol é alimentado pelas competições do município de Ovar, com a camisola da União da Mata, clube que representa há quatro temporadas. Tricampeão e vencedor das duas últimas edições da Taça Cidade de Esmoriz, ao clube de Santa Maria de Lamas só falta levantar a Taça da Associação Solange Soares, que esta época foi ganha pelos Canários de Bustelo. “Ainda não a conseguimos conquistar, mas havemos de lá chegar”, atira Manu.

Fotografia
União da Mata FC

9 de Julho de 2019
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas