Miguel Gonçalves fez render as bolas paradas na vitória do GD Fajões

Após um arranque de temporada aos solavancos, com apenas uma vitória somada nas primeiras cinco jornadas, o GD Fajões vem recuperando posições na Liga do futebol popular de Ovar, tendo chegado ao pódio no último fim de semana, em igualdade pontual com o Stop FC. Para o conseguir, derrotou o Jotaeme, por 4-2, num jogo em que Miguel Gonçalves bisou e ainda assistiu para o terceiro golo da sua equipa. “É este o caminho para melhorarmos os resultados”, acredita o avançado.

Depois do 3.º lugar no campeonato e da presença na final da Taça Cidade de Esmoriz, na época passada, o Fajões partia com naturais expetativas para a temporada 2019/2020. Só que “houve algumas entradas e saídas no plantel”, e, “em termos de ambiente, houve alguns altos e baixos no grupo”, explica Miguel Gonçalves, nada que o tempo não curasse. “Agora, estamos mais unidos”, garante, e os resultados têm confirmado a ideia.

Sem perder desde a 9.ª jornada, a equipa do concelho de Oliveira de Azeméis tem escalado lugares na tabela, estando, neste momento, a apenas três pontos de distância do primeiro posto. “Infelizmente, já não estamos em nenhuma das taças, mas estamos focados no campeonato. Estamos na luta”, refere Miguel Gonçalves, que brilhou no último triunfo dos azuis e brancos.

O duelo com o Jotaeme previa-se equilibrado, tal como a primeira parte o comprovou, já que o 0-0 perdurou até ao intervalo. “No balneário, falámos sobre o que tínhamos de mudar”, que consistia, sobretudo, em “ter mais bola e conquistar faltas para chegar aos golos”. O plano resultou na perfeição. Miguel Gonçalves inaugurou o marcador num livre lateral que traiu o guarda-redes contrário e fez o 2-0 de grande penalidade. “Estava confiante e assumi a responsabilidade. Mal vi que era penálti, fiz sinal ao treinador, pedi a bola e bati”, recorda.

Um dos homens das bolas paradas da equipa, o atacante ainda assistiu para o terceiro golo do GD Fajões, que surgiu na sequência de um pontapé de canto. O encontro terminou com um triunfo, por 4-2, dos oliveirenses, clube que Miguel representa de há seis anos para cá. “Nessa altura, vi nas redes sociais que o Fajões ia voltar a criar uma equipa sénior. Eu e uns amigos decidimos ir treinar e ficámos. Estou lá desde que o Fajões voltou ao futebol sénior”.

Pelo meio, concluiu o curso de Engenharia e Gestão Industrial, área onde ainda hoje trabalha. Dos tempos de Faculdade trouxe, ainda, um apelido peculiar, culpa da escolha da indumentária que decidiu levar ao primeiro dia da praxe. “Cheguei lá com uma camisa rosa e umas sapatilhas a condizer. A minha madrinha começou a chamar-me 'Rosinha' e, como tenho amigos da Faculdade a jogar no Fajões, todos me passaram a chamar assim no clube. Levo isso na desportiva”, garante o jogador, que se formou no Cucujães.

“Olhei sempre para o futebol como um hobby. Sabia que tinha algumas qualidades, mas elas não seriam suficientes para fazer do futebol vida. Sempre tive um gosto enorme em jogar à bola e em estar em grupo, com os amigos. Foi sempre isso que me motivou”, remata.

União da Mata ascende à liderança
A 15.ª jornada trouxe um novo líder à Liga do futebol popular de Ovar. A União da Mata venceu na casa da Juventus de Pedroso (3-2), com Fábio Ribeiro a bisar, e aproveitou o empate do Cadinha na casa dos Canários de Bustelo (3-3) para ultrapassar o conjunto lourosense no topo da tabela. Pedro Marques completou um ‘hat-trick’ pelos Canários, Augusto Pereira bisou pelos forasteiros.

O último lugar do pódio é partilhado por Fajões e Stop FC, que derrotou as Águias de Paradela por 6-3. João Pedrosa completou um ‘póquer’ pela equipa de Esmoriz.

O São Jacinto derrotou a Casa do FC Porto de Argoncilhe por 2-1, resultado que se verificou, ainda, no triunfo dos Unidos ao Café do Cruzeiro diante do Moreira Móveis.

No jogo mais emotivo da ronda, o Padrão levou de vencida o Sanguedo CVP Team, por 6-5. O conjunto sanguedense chegou a estar a vencer por 5-2, mas viu o adversário dar a volta na reta final. Carlos Mata e André Oliveira bisaram pelo Padrão, tal como João Pinto pela turma de Sanguedo.

Fotografia
Direitos Reservados

12 de Fevereiro de 2020
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas