José Pinto distinguido na cerimónia do cartão branco

Lembra-se da história de José Pinto, árbitro de natural de Ovar que, com o auxílio de Sara Janela, fisioterapeuta do Beira-Mar, prestou os primeiros socorros a um atleta do Belazaima que havia caído desamparado no chão? Três anos depois de ter visto o cartão branco das mãos de Arménio Pinho, presidente da Associação de Futebol de Aveiro (AFA), o juiz viu a sua atitude ser reconhecida na cerimónia do cartão branco, realizada ontem, no Museu Nacional do Desporto, em Lisboa.

O evento visa destacar comportamentos eticamente relevantes, e o de José Pinto foi fundamental para preservar a saúde do jovem José Rodrigues, atleta do Belazaima. Ontem, foi um dos três árbitros a ser agraciado, juntamente com João Lopes (Associação de Futebol de Beja) e Sílvia Coelho (Federação de Patinagem de Portugal). O evento elegeu o ex-árbitro internacional João Capela como personalidade cartão branco de 2019 e também distinguiu as Associações de Futebol de Leiria e de Lisboa, assim como a Federação de Triatlo de Portugal.

À Agência Lusa, Vítor Pataco, presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), sublinhou o facto de, “hoje, mais de 50 entidades estarem envolvidas neste cartão, entre municípios, clubes, federações e entre outras entidades”, e enalteceu o “dinamismo do projeto”.

Desde 2015, foram exibidos 2041 cartões brancos, 522 dos quais na temporada passada. Em Aveiro, desde que a medida foi implementada, foram mostrados 119 cartões brancos, 33 na época 2018/2019.

Fotografia
Direitos Reservados/FPF

18 de Outubro de 2019
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas