João Vilaça e a boa fase da AJ Fiães no Campeonato Grande Hotel de Luso: "Que dê embalo para uma sequência boa"

Desde que se mudou para Fiães, há três temporadas, João Vilaça descobriu uma apetência para o golo que, até então, ainda não se tinha manifestado de forma tão expressiva. Na última sexta-feira, marcou três na difícil vitória da AJ Fiães no pavilhão da AD Arsenal de Canelas (3-6), para o Campeonato Grande Hotel de Luso, ele que garante ter apenas um objetivo em mente: “Subir de divisão”.

Logo no minuto inicial, João Vilaça deu vantagem aos fianenses, mas aquilo que poderia ter sido um ponto de partida para uma exibição segura, cedo se transformou em dificuldades. “Entrámos mal e estivemos a perder o 3-1, mas a equipa começou a jogar melhor e deu para ir buscar o jogo”, recorda o fixo/ala. “Fizemos uns ajustes e as coisas correram um bocadinho melhor. Também foi o cansaço deles, nós começámos a ficar melhor e, à medida que fomos marcando, ganhámos ânimo”, completa.

Até ver, Vilaça é o melhor marcador da AJ Fiães, com 10 golos nas primeiras oito jornadas do Campeonato Grande Hotel de Luso. Ser o artilheiro da competição “não é objetivo”, garante, preferindo focar-se no coletivo e em ajudar a equipa a alcançar a meta definida para a temporada 2023/2024, “subir de divisão”, depois de um ano menos positivo, que ditou a queda dos Nacionais.

A missão, no entanto, não se afigura simples de concretizar. “Talvez o campeonato esteja um bocadinho mais forte”, relativamente ao da época 2021/2022, quando a AJ Fiães se sagrou campeã distrital, constata João Vilaça. “Houve também a mudança de treinador, o que faz a diferença, e há muita gente nova”, acrescenta o jogador, que acredita que as recentes vitórias diante da líder, PARC, e da AD Arsenal de Canelas possam ser “o embalo para uma sequência boa” de resultados.

Assumindo sentir-se bem em Fiães, “pelo projeto e pelas pessoas”, João Vilaça concilia a carreira no futsal com a de gestor de redes sociais. “Não sou formado em multimédia, nem em comunicação. Formei-me em Letras. Quando acabei o curso, estive um tempo a trabalhar para a Faculdade, num projeto de investigação, até que apareceu esta oportunidade”, explica.

Dupla da frente vence
A vitória em Canelas valeu o 3.º lugar isolado do Campeonato Grande Hotel de Luso à AJ Fiães, numa tabela que continua a ser liderada pela PARC, que derrotou a CP Esgueira por 3-1. Miguel Silva, Vasco Tavares e Tiago Bastos marcaram pela equipa de Pindelo, enquanto Rafael Morgado reduziu pelos aveirenses.

O Lusitânia de Lourosa FC, que é segundo, ganhou no pavilhão do CRECUS por 3-5, num jogo em que chegou a estar a vencer por quatro golos de diferença. Hélio Brito bisou pelos lusitanistas, que viram os locais aproximarem-se no marcador nos últimos minutos.

Com um 'bis' de Paulo Correia, a ACD Azagães levou de vencida a ADREP, também por 5-3, e igualou a AD Arsenal de Canelas na 4.ª posição. Logo a seguir surge o CD Arrifanense, que ganhou em Arouca por 2-4, e o Branca Activa SC, que derrotou o FC Barcouço por 3-1. Realce ainda para o triunfo do FC Mozelos na receção ao GD Gafanha (4-1), o terceiro nos últimos quatro jogos da equipa mozelense.

Fotografia
André Bastos/Associação Juventude de Fiães

5 de Dezembro de 2023
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas