Iuri-Oh, o antigo campeão de karaté que dá nas vistas no futsal

Iuri Silva era um nome importante do karaté nacional, mas chegou a uma altura da sua vida em que sentiu que precisava de algo mais. Aos 22 anos, trocou o cinturão preto pela bola e não demorou a tornar-se numa das figuras principais do Aura FC, que compete na Liga Census. Do dojo trouxe o grito com que pontuava cada movimento, o que levou os colegas de equipa a darem-lhe a alcunha de Iuri-Oh.

O jovem confessa que nunca pensou dar tanto nas vistas no ano de estreia no futsal. “Quis começar na Liga Census para ver o que é a modalidade. Estou a superar as minhas expetativas”, um sentimento ancorado nos sete golos apontados até ao momento no campeonato, os últimos três na recente vitória do Aura FC diante do Juv Futsal Team (5-3).

Pode-se até falar num adversário talismã para Iuri, que se tinha estreado a marcar, precisamente, no jogo da primeira volta diante dos sanjoanenses. “Não faço nada sozinho. Os meus colegas ajudam-me muito. Só contribuo para a felicidade da equipa”, acrescenta o jogador, radiante com o atual momento.

Numa liga com “muita qualidade”, composta por “equipas que, qualquer uma delas, poderiam disputar um campeonato distrital”, o Aura FC segue na 6.ª posição, à 14.ª jornada. “Este é um projeto novo, uma nova equipa. Queremos tentar chegar aos quatro primeiros lugares. Está tudo em aberto”, sublinha Iuri Silva, que dá os primeiros passos no futsal após ter praticado karaté durante largos anos.

“Tinha conquistado campeonatos nacionais e internacionais e era cinturão preto”, recorda, mas chegou a uma altura em que não se sentiu motivado a continuar. “Para mim, o desporto tem de ter objetivos. Se não os tiver, ele já não me diz nada”, razão pela qual decidiu dedicar-se ao futsal.

“Os meus colegas ajudaram-me bastante, foram muito porreiros”, conta Iuri, que não demorou a ganhar uma nova alcunha no balneário do Aura FC. “Sempre que ganho uma bola dou o grito que se dá no karaté. Então, deram-me a alcunha de Iuri-Oh”.

Quarteto da frente vence
No topo da tabela segue a ADF Fiães, que somou, diante do CCR Válega, a 13.ª vitória em igual número de jornadas da Liga Census. Pedro Garcês e Ricardo Garcês apontaram os golos do triunfo fianense, por 2-0.

O CCD Salreu, que segue na 2.ª posição, venceu na casa da ACR Valdágua por 9-3, com Márcio Oliveira em plano de evidência, ao completar um ‘póquer’. Pelos locais, Rafael Monteiro bisou.

No jogo que abriu a ronda, o ADEC Futsal triunfou, pela margem mínima, diante dos Independentes de Valdágua (2-1). Leandro Silva e Nuno Oliveira marcaram pelo conjunto de Macieira de Sarnes, tendo Manuel Terra faturado pelos locais.

Mais folgada foi a vitória do CRM Murtosa na receção ao GDC Guilhovai, por 7-0, com Carlos Silva a bisar. Francisco Vigário, Paulo Ruela, António Valente, Nuno Tavares e Tomé Sousa completaram o resultado.

Fotografia
Direitos Reservados

19 de Fevereiro de 2020
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas