Gledson, o goleador de Fermentelos, explica bom momento no Campeonato SABSEG: "Todo o mundo se abraçou num só objetivo"

Gledson Silva desatou a marcar golos pelo SC Fermentelos, quatro nos últimos três jogos, tornando-se numa figura preponderante na recuperação dos 'leões da Pateira' no Campeonato SABSEG, depois de um arranque tremido. Amigo do internacional brasileiro Richarlison, atualmente no Tottenham, o goleador criou raízes em Aveiro, região com a qual diz identificar-se.

Na juventude, o talento de Gledson levou-o às escolas de clubes importantes no Brasil, como o Vitória, o Grêmio ou o América Mineiro, onde foi colega de craques como Lincoln (Fenerbahçe), Jailson (Palmeiras) ou Ronan, que disputou a Liga portuguesa ao serviço de Rio Ave e Tondela. No entanto, foi com o internacional brasileiro Richarlison, que conheceu no América Mineiro, que criou uma relação mais forte. “Trocamos mensagens, ele comenta algumas publicações nas redes sociais e, no ano passado, ofereceu-me bilhetes para o ir ver jogar contra o Sporting”, pelo Tottenham, para a Liga dos Campeões, conta o brasileiro.

A carreira de Gledson trouxe-o para Aveiro em 2006, para representar o GD Gafanha, então no Campeonato de Portugal. Foi o primeiro capítulo de uma história que se prolonga até hoje no nosso distrito, porque “os campeonatos são muito bons, em que dá gosto jogar”, e por ser um local “bom de viver”. “Identifico-me bastante com este sítio, tal como a minha família. Se ela está bem, eu estou bem”, diz.

Em 2018, depois de uma experiência em Oliveira do Hospital, ainda voltou ao Brasil, onde ficou um ano, mas acabaria por regressar em 2020, com a família a juntar-se-lhe em janeiro do ano seguinte. Depois de duas épocas na LAAC, mudou-se para Fermentelos, no último verão, e o impacto foi imediato. É o melhor marcador dos 'leões da Pateira' no Campeonato SABSEG, com seis golos, quatro deles apontados nas últimas três jornadas.

“O coletivo é o fundamental. Não jogo sozinho, tenho vários companheiros que ajudam. É tudo consequência do trabalho de todos e de acreditar em cada lance até ao fim. Não dou nenhuma bola como perdida”, explica Gledson, que vê a equipa a crescer com o decorrer da temporada.

“Tivemos alguns jogos a perder, mas a equipa foi-se encaixando e vem crescendo. Com o tempo, as coisas vão melhorar. O 'mister' encaixou bem a equipa e o balneário juntou-se pelo mesmo objetivo, chegar às vitórias. Todo o mundo se abraçou num só objetivo, o de querer chegar lá acima”, refere o avançado.

Os seus golos são, muitas vezes, motivo de brincadeiras na empresa onde trabalha, uma vez que alguns colegas “são adeptos de outras equipas”, nada que uma boa gargalhada não resolva. Por falar em golos, o artilheiro destacou-se com um de calcanhar, há três jornadas, em Esmoriz. Terá sido o melhor da sua carreira? “Não, já fiz um de bicicleta, no Brasil”. Gledson não pára de nos surpreender, de facto.

Fotografia
Tiago Mota

9 de Novembro de 2023
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas