Futebol feminino regressa a Castelo de Paiva pela porta do CCR S. Martinho

Após vários anos de interregno, o futebol feminino está de regresso a Castelo de Paiva. O CCR S. Martinho concretizou uma ideia pensada há já alguns anos e em 2022/23 terá uma equipa de Sub-17 a competir nas provas da AFA.

“Desde há alguns anos que várias atletas nos pediam para criarmos uma equipa feminina, mas o campo era pelado e achávamos que não reunia as melhores condições para a prática do desporto. Agora, com a colocação do relvado sintético, já temos essas condições”, explica Fernando Vieira, presidente do clube, que admite que inicialmente a ideia passava por “formar uma equipa sénior”.

Ainda assim, o projeto rapidamente se reformulou, com a opção a recair por uma equipa de Sub-17, “dando bases à formação que, mais tarde, pode alimentar um plantel sénior”. Para o dirigente, este passo constitui “uma mais-valia”, até porque o clube já tinha duas atletas observadas pelo Gabinete Técnico da Associação de Futebol de Aveiro (AFA).

“Já temos duas atletas na nossa formação que foram chamadas às seleções distritais e tivemos recentemente um torneio interfreguesias no concelho que juntou muitas miúdas. Temos conseguido juntar um bom grupo e acreditamos que tem de existir igualdade de oportunidades para a prática da modalidade”, sublinha.

Com o objetivo de “ver as atletas felizes a jogar, a fazer algo que gostam”, o CCR S. Martinho pretende ajudar a alavancar o futebol feminino em Castelo de Paiva. “O futebol feminino está em crescendo e acredito que outros clubes possam seguir os nossos passos nas próximas épocas, criando condições para a formação de equipas femininas”, aponta Fernando Vieira, que se mostra muito satisfeito pelo “bom grupo” criado e pela “grande diferença” notada “desde o primeiro treino”.

“Inicialmente, as jogadoras seguiam a bola, mas, agora, já absorvem as ideias que são transmitidas. São muito cumpridoras e não falham aos treinos, andam alegres, querem aprender e mostrar-se. Podemos fazer um bom campeonato e impulsionar outros clubes e até outros escalões dentro do CCR S. Martinho”, assume, vincando que “a formação é o futuro do clube” e apontando já a outros voos:

“Vamos indo, passo a passo. Quem sabe se dentro de dois ou três anos não podemos estar a disputar o campeonato nacional...”.

Fotografia: CCR S. Martinho

11 de Setembro de 2022
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas