Fundo Crescer 2024 é mais um apoio para o projeto do Centenário do RD Águeda

A caminho dos 100 anos, o RD Águeda está em fase de conclusão do seu projeto do Centenário, plano estabelecido em 2014, a dez anos, com o objetivo de dotar o clube de meios e infraestruturas que o tornem numa referência. Agora, a verba atribuída pelo Fundo Crescer 2024 ajudará a alavancar algumas partes de um desenho global que entra já nos últimos retoques.

"Tudo isto está integrado no nosso projeto do Centenário, que definimos em 2014, a 10 anos. Foi desenhado nessa altura e temos vindo, ano após ano, a concretizar. Começámos com o museu, o ginásio, a informatização do clube, o multiusos/bar, as bancadas cobertas, as vedações, o autocarro, a instalação de um sintético há quatro anos e agora de um outro, bem como as iluminações LED. Agora, pretendemos que esta obra seja executada no verão, para que não coincida com a época competitiva. Portanto, a obra do sintético arranca em julho. A aquisição da carrinha será feita agora, também, porque já começámos a receber as verbas para o efeito", começou por explicar Rui Anjos, em declarações à AFA TV.

De acordo com o presidente do clube, os próximos passos serão dados com "uma candidatura que será apresentada à Associação de Futebol de Aveiro (AFA), ao Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e à Câmara Municipal", que prevê a criação de "uma “Sport Fan Zone RDA”, que tem um campo de futebol de 5, um bar/loja/secretaria, tem voleibol e futvólei, um campo de treino específico de guarda-redes, com marcações na relva, ecrãs LED". 

"É uma zona para treino de competição, mas também para ativação e promoção do clube perante a cidade, para pais e filhos, com walking football também. É um espaço promocional, para sustentabilidade do clube. Este projeto será apresentado e o que queremos é executar esta obra ao mesmo tempo da do sintético novo para otimização de recursos instalados, porque queremos fazer algum aproveitamento da relva velha para espaços periféricos da zona de treino", aponta. 

De olhos postos no futuro, o dirigente pretende ainda "que haja um compromisso de renovação do relvado natural para o futebol de 11 em caso de subida aos Campeonatos Nacionais na próxima época", assumindo desde já uma "aposta de subida" na próxima temporada.

"O relvado está sem drenagem e precisamos urgentemente dessa renovação, porque se formos para os Campeonatos Nacionais - e vamos fazer essa aposta de subida na próxima época - precisamos claramente de um relvado novo. Com isso, no fundo, todo o projeto do Centenário fica concluído ao nível do futebol, que terá condições de excelência que farão do nosso clube uma referência a nível nacional, que é o que pretendemos", avalia.

Rui Anjos admite que "sem esses apoios", por parte da AFA, da FPF e da Câmara Municipal, "seria impossível, porque o clube não tem receitas para poder investir nessas infraestruturas". Contudo, lembra que o emblema de Águeda utiliza "um estádio municipal e todos os investimentos que o clube faça ficam residentes, não são seu património".

"Isso traz-nos algumas dificuldades e dependência. Tem vantagens também, claro, porque temos um apoio municipal, mas traz-nos também alguns contratempos, porque quando pretendemos desenvolver o clube e as instalações temos sempre de submeter as ideias à apreciação do executivo camarário, e isso ajuda, por um lado, mas também nos atrasa as dinâmicas de evolução, por outro. Podíamos, ou não, já estar um pouco mais à frente se estivéssemos dependentes apenas de nós, mas é outro ritmo de trabalho e de desenvolvimento pelo facto de estarmos sempre relacionados com uma instituição pública", sustenta. 

Ainda assim, reforça, "neste momento, sem eles, seria impossível termos as condições que temos e, portanto, temos de agradecer, acima de tudo, pelo benefício dado pela FPF e pela Câmara Municipal, juntamente com a AFA".

O crescimento recente do RD Águeda é reforçado pela "evolução positiva em termos de inscrições esta época, que anda na ordem dos 50%, o que é digno de registo", defende Rui Anjos, que salienta "uma evolução tremenda".

"Para além disso, lançámos o futebol feminino, que vamos potenciar a partir do próximo ano, com o objetivo de estarmos nos Campeonatos Nacionais daqui a duas épocas. O walking football terá também o seu lugar e estamos a tentar tocar todas as vertentes do futebol, dos mais pequenos aos maiores, passando pelas mulheres. Estão todos incluídos neste projeto do Centenário", conclui o presidente.

22 de Abril de 2023
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas