Especialista nas bolas paradas, João Pinho virou herói no apuramento do CCDR Fundo de Vila na Taça

João Pinho ergueu um autêntico muro na baliza do CCDR Fundo de Vila e foi decisivo para o triunfo do conjunto de São João da Madeira diante do CRECUS, um dos poucos de equipas da 2.ª Divisão Distrital frente a rivais do Campeonato Grande Hotel de Luso, na 1.ª eliminatória da Taça Distrito de Aveiro. O guarda-redes parou três livres diretos durante o encontro e, no desempate por grandes penalidades, defendeu duas tentativas adversárias, comprovando o estatuto de especialista nesses momentos.

Efetivamente, pelos clubes por onde tem passado, João tem sido “o escolhido para tentar travar essas bolas”. “O meu porte fisico já ajuda a fechar a baliza”, explica, sublinhando que, esta época, tem sido “bastante feliz nesse aspeto”. Esses dotes também lhe têm valido algumas pequenas vitórias durante a semana. “Às vezes, nos treinos, fazemos apostas, na brincadeira, para ver quem marca ou não. Tenho sido mais feliz do que eles em algumas delas”, conta.

No último domingo, o desafio era complexo, frente ao CRECUS, “uma equipa forte” que milita no Campeonato Grande Hotel de Luso. O CCDR Fundo de Vila fez o trabalho de casa, analisou o adversário ao pormenor e, dentro da 'quadra', foi uma equipa solidária, residindo aí o segredo para o triunfo nos penáltis, depois do 3-3 registado no final do tempo regulamentar. “O nosso jogo passou por tentar fazer o melhor possível aquilo que temos feito desde que começámos a pré-época e estarmos unidos dentro do campo. É o que o treinador nos pede e é o que temos de fazer. No fundo, este é o nosso 'hobby' e temos de deixar o melhor de nós dentro do campo”, reforça.

Lembrando que “qualquer jogo da Taça será sempre difícil porque quem perder está fora”, o guardião elogia a exibição corajosa do CCDR Fundo de Vila, que “vai dar ânimo” para o que ainda falta jogar na 2.ª Divisão Distrital. “Até nós, no seio do grupo, falamos que, com esta vontade e garra, conseguimos bater qualquer equipa. Isso ficou nítido neste jogo. Vamos bater-nos com eles até ao último segundo”, garante.

Aos 23 anos, João Pinho decidiu regressar, esta temporada, ao clube em que deu os primeiros passos no futsal, depois de experiências nos escalões jovens do GRC Dínamo Sanjoanense e no CD Arrifanense. “No ano passado, não tive a melhor época no Arrifanense, a nível pessoal. Sinto que devia dar um passo atrás para melhorar, crescer e, um dia mais tarde, poder almejar a outros patamares”, explica.

AC Luso imita CCDR Fundo de Vila
Para além do CCDR Fundo de Vila, apenas o AC Luso conseguiu afastar um adversário de um escalão superior na 1.ª eliminatória da Taça de Aveiro, ao derrotar a ACD Azagães por 2-1.

O detentor do troféu, GRC Dínamo Sanjoanense, iniciou a defesa do título com uma vitória, por 6-5, frente ao SC Silvalde, com um 'bis' de Leandro Silva. Pelos espinhenses evidenciaram-se Tiago Costa, com um 'hat-trick', e Ramiro Vasconcelos, que bisou.

Nos duelos entre equipas do Campeonato Grande Hotel de Luso, o FC Barcouço ganhou no reduto da AD Arsenal de Canelas por 0-3 e o Lusitânia de Lourosa FC recuperou de uma desvantagem de dois golos, pelo 'bis' de Bruno Peixoto, para bater o FC Arouca por 3-2. A eliminatória ficou decidida com um golo de Armando Sousa, perto do fim.

A ADREP afastou os Sub-23 do GD Beira-Ria nos penáltis, depois do 2-2 no final do prolongamento, enquanto o GD Gafanha bateu a AD Travassô (2-0), a AJ Fiães derrotou a AD Couto Mineiro por 8-0, com três golos de José Moreira, e o CD Arrifanense venceu, em Aguada de Baixo, a ARCA por 3-6, com um 'hat-trick' de Tomás Santos.

Com Tomé Matos e Lucas Oliveira a bisarem, a CP Esgueira triunfou no pavilhão da ADEC Futsal (1-6), enquanto a PARC venceu o Inter Avanca, da Liga Census, por 9-1. Já o FC Mozelos chegou ao minuto 34 do encontro com o Clube de Albergaria com uma vantagem de 6-2, mas viu os albergarienses recuperarem e, inclusive, levarem a eliminatória para prolongamento. Aí, os mozelenses foram mais fortes, vencendo por 9-7.

O Novasemente GD levou de vencida o SC Beira-Mar (0-8), numa ronda em que o CC Barrô afastou o GRC Telhadela (5-3), a AD Casal superou o Always Young (2-3 após prolongamento) com um 'hat-trick' de André Sousa, e o ACD Gião derrotou a AJ Angeja por 1-5, com três golos de Paulo Rodrigues.

Fotografia
Direitos Reservados

29 de Novembro de 2023
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas