Entidades formadoras: Um "esforço hercúleo" dos clubes em favor do futebol e do futsal

Os 34 clubes do distrito de Aveiro reconhecidos como entidades formadoras pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) receberam, das mãos do presidente daquele organismo, Fernando Gomes, os respetivos diplomas, que premeiam “o esforço hercúleo em continuar a trabalhar neste processo de formação”, salientou o dirigente. Arménio Pinho, presidente da Associação de Futebol de Aveiro (AFA), congratula-se pelo aumento significativo de clubes reconhecidos como entidades formadoras no distrito, mas lembra que “há um longo caminho a percorrer” até se atingir os objetivos definidos pela associação.

A cerimónia decorreu, esta manhã, na sede da AFA e dividiu-se em duas partes, de forma a cumprirem-se as recomendações sanitárias relacionadas com a pandemia do novo coronavírus. Foram 34 os clubes agraciados, sendo que CD Feirense, Clube de Albergaria e Lusitânia de Lourosa FC acumulam distinções em mais do que uma vertente ou modalidade.

Fernando Gomes desvendou que fez questão de estar presente na entrega dos diplomas como forma de “agradecimento a todos pelo empenho” num processo que “valoriza o nosso futebol”. Júlio Vieira, diretor da FPF, referiu que, em apenas um ano, “o número de clubes certificados praticamente duplicou a nível nacional”, resultado que considera “extraordinário” e que “demonstra a força que o processo ganhou”.

Ao contrário do que aconteceu no ano passado, a cerimónia de entrega dos diplomas não decorreu na Cidade do Futebol, em Oeiras, devido às restrições inerentes à pandemia que vivemos. No entanto, a AFA não quis deixar passar o momento sem prestar o devido reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos clubes. “Somos amadores, mas fazemos trabalho de profissionais”, salientou Arménio Pinho, elogiando “a resiliência, a frontalidade e o empenho neste processo organizativo que visa o crescimento de cada clube”.

O presidente da AFA lembra que o distrito de Aveiro “passou de 13 para 34 clubes, num total de 37 entidades formadoras”, em apenas um ano, mas está ciente de que “o processo ainda está no início”. “Queremos chegar aos 80% de clubes certificados. Há um longo caminho a percorrer num processo que é moroso e obriga a olhar para dentro”, explicou.

Em Aveiro, no futebol, AA Avanca, AD Taboeira, AD Sanjoanense, CD Feirense, Fiães SC, Lusitânia de Lourosa FC, SC Espinho e UD Oliveirense receberam uma avaliação de quatro estrelas. SC São João de Ver, RD Águeda, GDR Soutelo, FC Cesarense, FC Arouca/CJ Salesianos de Arouca, CD Paços de Brandão, Anadia FC e o futebol feminino do Clube de Albergaria foram avaliados com três estrelas, e Arada AC, ADC Lobão, CD Tarei, Estrela Azul, NEGE e o futebol feminino do CD Feirense ficam com duas estrelas.

O FC Vaguense e o futebol feminino da AD Ovarense alcançaram o nível de Centro Básico de Formação de Futebol, tal como Lusitânia de Lourosa FC, GRC Telhadela, CCR Maceda e AJ Fiães no futsal. Aí, a ACR Saavedra Guedes e o GRC Dínamo Sanjoanense repetem a avaliação de três estrelas. A estes junta-se o Clube de Albergaria. Por seu turno, CD Pateira, AC Luso, AD Travassô, ACR Vale de Cambra e SC Beira-Mar receberam duas estrelas.

De referir que dezenas de clubes aveirenses foram avaliados como entidades em processo de certificação, dispondo de um ano para cumprir os critérios em falta.

O processo de certificação de entidades formadoras iniciou-se em 2015, tornando-se num fator obrigatório para que os clubes pudessem registar contratos de formação desportiva. De lá para cá, evoluiu para um modelo de qualificação dos processos de formação dos praticantes, bem como da organização desportiva dos clubes.

Para além disso, a certificação como entidade formadora é uma das exigências para os clubes receberem dividendos de transferências de atletas que passaram pela sua formação e poderem participar nos campeonatos nacionais, sendo que a medida entra em vigor na temporada 2020/2021.

Fotografia
Federação Portuguesa de Futebol

12 de Dezembro de 2020
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas