Enquadramento competitivo das provas de futsal definido

Já se conhece o enquadramento competitivo das provas de futsal da Associação de Futebol de Aveiro (AFA) para as temporadas 2022/23 e 2023/24. Os sorteios da época que se aproxima realizam-se na próxima terça-feira, 30 de agosto.

O Campeonato Grande Hotel de Luso será disputado por 16 equipas, em formato de série única, em que todas jogam contra todas a duas voltas. No final, o primeiro classificado disputará o acesso aos campeonatos nacionais e os três últimos serão automaticamente despromovidos à 2.ª Divisão Distrital.

Para além destes, também o 13.º classificado cairá para a divisão secundária da AFA no caso de o vencedor da prova não conseguir o acesso às provas federativas, uma vez que na temporada seguinte a elite aveirense contará com a participação de 14 clubes.

A 2.ª Divisão Distrital, por seu lado, será jogada por 20 equipas em 2022/23, que se dividirão entre duas séries, Norte e Sul. Numa primeira fase, todos os clubes jogam entre si, a duas voltas, sendo que, no final da mesma, os quatro primeiros classificados de cada grupo se apuram para a fase de Apuramento de Campeão. Aí, aplica-se o coeficiente 0.5, de forma a valorizar a regularidade da fase inicial, subindo os dois primeiros classificados, depois de todas as equipas jogarem entre si a duas voltas.

Os clubes classificados entre o 5.º e o 10.º lugar nas duas séries mantêm os respetivos grupos e vão disputar a Taça da 2.ª Divisão, jogando entre si a duas voltas. No final, os dois primeiros classificados defrontar-se-ão numa final jogada a duas mãos.

27 de Agosto de 2022
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas