Conquista da Taça Distrital como prémio para a resiliência dos juniores do Beira-Mar

Numa final four equilibrada, com jogos emotivos e disputados até ao limite, sobressaiu a jovem equipa do Beira-Mar, composta maioritariamente pelos juvenis que fizeram história no Campeonato Nacional, que conquistou a Taça Distrito de Aveiro de juniores. “Isto veio abanar a árvore”, atira João Tiago Araújo, treinador da equipa, em alusão ao projeto do clube para aquele escalão.

Quando a buzina apitou para o final do jogo com a ACR Vale de Cambra, que valeu a conquista da Taça, os aurinegros celebraram um feito importante para uma equipa que esteve para não chegar à linha de meta esta temporada. “No início do campeonato tínhamos sete atletas nos juniores, mas fomos perdendo alguns ao longo da época. Em março, ponderou-se a desistência, porque só tínhamos dois ou três atletas disponíveis para os jogos”, lembra João Tiago Araújo, na altura treinador dos juvenis, que iam dando cartas nos nacionais.

“Como naquela fase já havia uma diminuição dos jogos no Nacional, optei por assumir os dois escalões. Fazia a gestão dos dois ou três juniores que já trabalhavam connosco desde novembro, e os restantes foram jogando nos dois patamares. Conseguimos evoluir bem em ambos”, completa o técnico, que vê na conquista da Taça Distrital de juniores um incentivo para o clube procurar solucionar as constantes dificuldades pelas quais aquele escalão passa. “Se com miúdos de juvenis conseguimos resultados de destaque, por que razão não se criam condições para os manter por aqui?”, questiona.

Sobre a final four, João Tiago Araújo elogia o equilíbrio dos jogos, razão que o leva a confessar que a Taça “podia ter caído para qualquer uma das equipas presentes”. “Foram jogos extremamente competitivos, marcados pelo calor”, acrescenta, enquanto recorda uma final em que o Beira-Mar começou melhor – aos 17 minutos vencia por 3-0 – mas teve de suportar a reação da ACR Vale de Cambra, que deu uma excelente réplica. Israel Ferreira e Pedro Monteiro bisaram no triunfo aurinegro por 6-4, tendo Francisco Silva e Pedro Henriques completado o resultado. Pelos valecambrenses reduziram Cristiano Santos, Vítor Amaral e Tiago Almeida, que bisou.

Fotografia
Associação de Futebol de Aveiro

4 de Junho de 2019
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas