Cartão Branco para o Telhadela por "promover o desportivismo e a igualdade"

Aveiro continua a marcar pela diferença no que ao fair-play diz respeito. Os relatos multiplicam-se. A cada fim de semana os gestos altruístas de atletas e responsáveis dos clubes do nosso distrito dão o exemplo ao país, e o último não foi exceção. Em Telhadela, concelho de Albergaria-a-Velha, a equipa de iniciados da casa decidiu ir a jogo com apenas quatro atletas, igualando as forças com o desfalcado adversário, o Lusitânia de Lourosa. Resultado? Um mais do que merecido Cartão Branco para o treinador dos locais, Diogo Silva, que não é virgem em atitudes deste tipo.

“Durante o aquecimento, percebemos que o adversário só tinha quatro jogadores. Fomos perguntar à equipa adversária se ainda viria mais alguém, mas disseram que não tinham mais ninguém. Então, tomámos aquela decisão”. De uma forma simples, Diogo Silva tornou um momento delicado num belo gesto de desportivismo.

“Os meus jogadores aceitaram a decisão. Nem eles queriam jogar com mais um, porque não fazia sentido”, acrescenta o treinador dos iniciados do Telhadela, ciente de que, “nestes escalões, é importante promover o desportivismo e a igualdade”.

A decisão foi aplaudida pelo adversário, o Lusitânia de Lourosa, que, à custa de algumas lesões e do aniversário de dois dos seus atletas, se apresentou bastante desfalcado em Albergaria-a-Velha. “Ainda tive de levar um infantil”, refere o treinador, António Mendes, que enaltece “uma excelente atitude de fair-play” do adversário, garantindo que, “se fosse ao contrário, também o faria”.

De facto, uma das virtudes que a introdução do Cartão Branco nas competições da Associação de Futebol de Aveiro trouxe foi a proliferação de exemplos de desportivismo nos relvados e pavilhões do distrito. No caso de Diogo Silva foi a segunda vez, esta época, que tomou a decisão de abdicar de um jogador para equilibrar as forças num jogo. Já o tinha feito num encontro de juniores, escalão que também orienta no Telhadela. E se, nessa ocasião, não viu um Cartão Branco por isso, desta feita a ocasião não passou em claro. “Na formação, o que interessa é os mais novos jogarem e divertirem-se”, salienta.

Alvarenga distinguido
Ainda no campo do Cartão Branco, o Alvarenga viu reconhecida a atitude altruísta de disponibilizar o seu autocarro ao Bustelo, que viu o seu avariar durante a viagem para o jogo no Estádio Reinaldo Noronha. Tudo aconteceu a 25 de novembro de 2018, na 11.ª jornada do Campeonato SABSEG, sendo que, logo no dia, o gesto foi reconhecido pelo adversário, que devolveu a bola aos arouquenses no pontapé de saída. No último domingo, Arménio Pinho, presidente da Associação de Futebol de Aveiro, exibiu o Cartão Branco aos responsáveis do Alvarenga pelo gesto.

Fotografia
Direitos Reservados

15 de Fevereiro de 2019
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas