Cancela estreou-se a bisar na carreira na vitória do AC Cucujães: “É uma situação que nunca vou esquecer”

A tarde do último domingo será para sempre recordada por André Cancela com um carinho especial. O defesa central do AC Cucujães estreou-se, aos 37 anos, a bisar num encontro, na vitória por 4-0 frente ao SC Paivense, na 1.ª Divisão Distrital. “É uma situação que nunca vou esquecer. Fica para sempre na memória”, garante.

Ao longo da carreira, parte dela passada em campeonatos nacionais, Cancela foi deixando a sua marca a defender, a sua principal tarefa, mas também no ataque, marcando “à volta de cinco ou seis golos por época”. “Não posso dizer que seja um central muito goleador, mas vou fazendo os meus golos”, acrescenta, admitindo que o 'bis' do último domingo foi o primeiro enquanto sénior.

O primeiro dos dois golos apontados ao SC Paivense surgiu na conversão de uma grande penalidade, uma das especialidades de Cancela. “Acho que só falhei um” em toda a carreira, conta, acreditando que “ter a confiança necessária e estar tranquilo” no momento do remate são duas condições importantes para ser bem-sucedido na marca dos onze metros. “Podemos até falhar, mas quanto mais treino e empenho houver, mais facilmente as coisas saem bem”, sublinha.

No final do jogo, recebeu várias mensagens dos muitos amigos que fez no futebol, “uma ou outra que não estava a contar, de pessoas com quem já não lido diariamente”, refere Cancela, que vê nestes momentos o reflexo de algo que foi capaz de construir no futebol, amizades que ficaram para toda a vida: “Foi uma das coisas que este desporto me proporcionou. Deixa-me alegre que, mesmo longe, me continuem a seguir”.

É também por isso que, aos 37 anos, Cancela continua a calçar as chuteiras e a dar o seu melhor jornada após jornada. “Enquanto sénior, já jogo futebol desde os meus 19 anos. É um desporto que me cativa e me motiva. Sentir-me bem nos clubes onde estou torna tudo mais fácil”, explica.

Em Cucujães mora um “plantel muito jovem, empenhado e com compromisso”, atributos essenciais para poder “lutar pelos dois primeiros lugares que dão acesso à subida ao Campeonato SABSEG”, objetivo assumido pelo clube para a atual temporada. “Uma coisa é assumir, outra é conseguir. Trabalhamos diariamente para conseguir esse objetivo. Se o grupo for forte temos mais possibilidades de conseguir os objetivos. Depois, os resultados vão aparecendo. O grupo vai tornando os jogos mais fáceis”, remata André Cancela.

Zona Sul com liderança partilhada a dois
O AC Cucujães lidera isolado a Zona Norte da 1.ª Divisão Distrital, com um ponto de vantagem sobre o GD São Roque, que venceu o FC Macieirense, na 4.ª jornada, por 4-2, com um 'bis' de Familiar.

A AD Argoncilhe derrotou o Lusitânia de Lourosa FC, por 3-2, num jogo emocionante, enquanto a AD Nogueira da Regedoura levou de vencida a ARC São Vicente Pereira por 3-1, com Bruno Valente a bisar, e o Relâmpago Nogueirense bateu o GD Ronda por 0-2.

Com dois golos de Chiquinho, o CD Arrifanense venceu a ADC Sanguedo (2-1), numa ronda em que JD Carregosense e CDC Macieira de Cambra empataram a uma bola, em Carregosa.

Quanto à Zona Sul é liderada por GD Mealhada e AD Valonguense, somando ambos 10 pontos. Os 'bairradinos' triunfaram na receção à ADCF Santo André por 3-1, com um 'bis' de Roberto Branco, enquanto o conjunto de Valongo do Vouga viu Pedro Pires apontar os dois golos que valeram o triunfo no estádio do FC Pinheirense.

Para trás ficou a UD Mourisquense, que empatou a dois golos com o SC Vista Alegre. O duelo entre CCR Válega e AA Avanca também terminou com uma igualdade, mas a uma bola, ao passo que a ADC Vila Nova de Monsarros viu João Dias completar um 'hat-trick' no triunfo por 3-1 na receção ao GD Calvão.

Dois golos na reta final da partida, apontados por Bruno Neto e Valter Tavares, valeram o triunfo ao GD Gafanha SAD diante da UD Bustos por 2-0, resultado com o qual a LAAC triunfou na casa da AD Valecambrense, marcaram Diogo Dias e Rui Mira.

Fotografia
Atlético Clube Cucujães

26 de Outubro de 2023
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas