Bandeira da Ética distingue dois projetos do SC Vista Alegre

As campanhas “Talé Solidário” e “Pais, queremos jogar com estas 10 regras”, promovidas pelo SC Vista Alegre, foram distinguidas no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) com a Bandeira da Ética, que premeia projetos que promovam a defesa de princípios morais dentro e fora das quatro linhas. “Além de uma honra, é também um compromisso nos valores defendidos pelo clube, incutidos todos os dias aos nossos jogadores”, reagiu a coletividade do concelho de Ílhavo, nas redes sociais.

Para Carlos Pereira, coordenador da formação do SC Vista Alegre, este é “o início de um processo, que pretendemos que seja o mais rápido e consolidado possível, de certificação do clube” como entidade formadora, pela Federação Portuguesa de Futebol.

As duas iniciativas distinguidas pelo PNED têm âmbitos distintos. Com o “Pais, queremos jogar com estas 10 regras”, o clube pretendeu sensibilizar os progenitores para uma cultura desportiva que “respeite mais o espaço dos atletas, em contexto de treino e de jogo, permitindo criar um ambiente saudável à volta deles”.

O coordenador defende que, “no futebol de formação, ganhar não é o mais importante, mas sim formar atletas e Homens”, uma ideia vincada nas 10 regras enunciadas no memorando entregue aos pais, que evidenciam “comportamentos importantes que eles devem ter sempre presentes no acompanhamento dos seus educandos”.

Por sua vez, a iniciativa “Talé Solidário” teve uma “dimensão social diferente, num momento conturbado da pandemia”. Em dezembro do ano passado, o clube promoveu uma recolha de bens em favor de uma “instituição que trabalha com crianças e jovens de meios sociais mais desestruturados”, procurando, dessa forma, ajudá-los a concretizar os seus projetos de vida.

“Também já tivemos alguns atletas dessa instituição no clube. Vamos promover um conjunto de condições mais favoráveis para que esses jovens possam voltar a integrar os quadros do Vista Alegre”, acrescenta Carlos Pereira.

Fotografia
Sporting Clube da Vista Alegre

5 de Maio de 2021
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas