Antevisão e análise da 1.ª Divisão Distrital por José Alexandre

A jornada
Na frente da tabela nada de novo. As vitórias de Fermentelos e Vista Alegre, frente a São Roque e Mansores, respetivamente, mantiveram as formações de Tó Miguel e Rui Valente isoladas no topo, na antecâmara do encontro entre ambas, marcado para este domingo. Na perseguição aos líderes, LAAC e Alvarenga também não facilitaram, mantendo-se, por isso, nos lugares de promoção.

De registar ainda o primeiro ponto conseguido pelo CRAC, a(s) primeira(s) vitória(s) da ACRD Mosteirô e do Calvão e os três pontos conseguidos, mesmo que com dificuldades, pela Geração RD, que subiu a um lugar tranquilo na tabela, logo atrás de todas as equipas que se espera que lutem pela subida.

O destaque
O destaque desta semana vai inteirinho para a vitória - e que vitória - do Calvão sobre o Macieirense. Sei bem as dificuldades que o meu amigo de uma vida, o Raúl Garcia, teve em construir o plantel. Com muita concorrência em Vagos, que deve ser um dos concelhos com mais equipas seniores a competir no distrital, e originalmente colocado na 2.ª Divisão Distrital, o Calvão arrancou tarde e com um grupo de trabalho reduzido.

As derrotas frente a Mansores (1-3) e Fermentelos (1-5) faziam adivinhar que contra outro candidato, o Macieirense, tudo poderia correr mal. E quando Rosas fez o golo inaugural para a formação de Macieira de Sarnes, aos 48 minutos, foi mesmo isso que pensei. Mas a raça da malta de Calvão é rija e a resposta veio através de Arrais e Claro (que bem que joga este menino), dando cor ao resultado e os primeiros três pontos à equipa de Garcia.

A antevisão
Não é à quinta jornada que, naturalmente, se decidem campeonatos. Por isso, não será agora que a receção do Fermentelos ao Vista Alegre se tornará decisória. Não é, nem pouco mais ou menos. O que vai mostrar, no entanto, é a capacidade que a equipa da casa tem, ou não, para estar no pelotão da frente no que toca a lutar pela subida de divisão. O Fermentelos, por estratégia, não se assume publicamente como candidato. Percebo o ponto de vista pois cada um manda na sua casa, mas a bem da verdade, o plantel às ordens de Tó Miguel é competente e tem qualidade suficiente para o ser. No domingo terá uma prova de fogo, porque vai jogar contra o plantel mais forte da competição.

11 de Outubro de 2019
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas