Antevisão e análise ao Campeonato SABSEG por Sérgio Oliveira

A jornada
Se o Campeonato SABSEG fosse Um Conto de Natal, os elfos que trabalham na oficina da Lapónia poderiam perfeitamente ser representados pelos avançados (e não só), que estabeleceram um novo recorde. Nem os ventos oriundos do norte da Escandinávia impediram que, à 14.ª jornada, as redes balançassem por 33 vezes.

Com estes números gordos, existem dois factos a reter na importante matemática do campeonato. No último terço da tabela, a vitória do Gafanha (terceira consecutiva na qualidade de visitado), aliada às derrotas do Paivense e do Oliveira do Bairro, permitiram à turma de Adolfo Parra um ligeiro desafogo na luta da manutenção. Desta forma, o eletrizante empate a três entre Carregosense e Estarreja teve um sabor agridoce para ambas as formações. Mais vale, no entanto, somar do que sumir.

No topo da classificação, ressalta a vitória do Pampilhosa frente ao União de Lamas, com uma exibição de gala de Rui Miguel. Para mim, esta demonstração de força traz uma clara mensagem de que os ‘ferroviários’ ainda têm uma palavra a dizer nas contas da subida. No dérbi ‘vareiro’, a Ovarense confirmou o favoritismo e continua a demonstrar que o objetivo manutenção começa a ser escasso para tamanho apetite.


O destaque
O empate frenético em Carregosa, com um final de jogo realmente dramático, a vitória do Gafanha sobre o Cucujães, num jogo resolvido apenas nos últimos minutos, e a mais recente contratação do Paivense, Mário Costa, que surpreendeu tudo e todos por se tratar de um jogador de qualidade inegável, espelha a vontade que as equipas do fundo da tabela têm em reverter a situação atual. Estes indicadores garantem uma luta pela manutenção absolutamente incrível e remetem o nosso campeonato para outro nível.

Não se pode ignorar a preponderância que Rui Miguel e Gonçalo Semedo tiveram na última semana. Ambos completaram um 'hat-trick' e decidiram os jogos a favor das suas equipas. O Pampilhosa vem de uma sequência de cinco vitórias consecutivas e o Avanca de quatro, naquela que é a melhor fase da época para ambos os conjuntos. Os dois jogadores têm sido decisivos nas últimas jornadas e dá a sensação de que sempre que marcam, as suas equipas ganham. Há quem acredite na sorte. No meu dicionário, sorte é quando a preparação se cruza com a oportunidade. Dois jogadores em fases diferentes da carreira, mas com a mesma importância (tremenda) nas suas equipas. Para mim, não há coincidências.

A antevisão
O Natal é sinónimo de paz e de união mas, com maus resultados no sapatinho, o ambiente pode azedar. Por isso, ninguém quer perder na jornada 15. O São João de Ver recebe um Pampilhosa em claro ascendente, que joga uma cartada decisiva na reaproximação aos lugares cimeiros. Por outro lado, a formação de Ricardo Maia pretende sentar-se à mesa confortavelmente no primeiro lugar.

Poderá, num cenário negro para os ‘malapeiros’, ter a companhia da Ovarense, que tem na deslocação a Avanca um jogo de concentração máxima. A turma de Cajó, que vem de quatro vitórias consecutivas, conta com um inspirado Gonçalo Semedo e, em casa, soma apenas uma derrota.

O Paivense e o Oliveira do Bairro, os dois últimos classificados, medem forças, fora de portas, com Estarreja e Gafanha, respetivamente. Dois jogos que apresentam perigos distintos, mas em pé de igualdade na importância. Em ambos os casos, a transição para o novo ano será, de certeza absoluta, na condição de relegado. Porém, o bacalhau poderá ter outro sabor em caso de vitória.


É com este banquete para a Ceia de Natal que desejo a todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo!

20 de Dezembro de 2019
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas