Antevisão e análise ao Campeonato SABSEG por Sérgio Oliveira

A jornada
Entramos numa fase da época que, não sendo a melhor para revelações, é a ideal para fazer confirmações de jogadores e de equipas. É o caso do São João de Ver, que continua agarrado à liderança do Campeonato SABSEG e que parece cumprir meras formalidades jornada após jornada. A supremacia evidenciada até ao momento voltou a ser latente na receção ao Cesarense e permitiu cavar um fosso de dez pontos para os restantes.
 

A explosão competitiva que se tornara a disputa pelo segundo lugar (mas não só) deixa-nos alucinados pelos resultados da Ovarense e do União de Lamas. Nesta jornada, foram dois avançados reinventados a fazer a diferença e a deixar tudo a um ponto, outra vez. Em Albergaria foi João Soares, do Alba, que tornou o minuto 89 fatídico para a Ovarense, confirmando o empate a uma bola. No Comendador Henrique Amorim, a vitória lamacense, por 2-1, frente ao São Vicente Pereira, teve um Balla disparado por Ricardo Nascimento, já que o costa-marfinense parece ser letal nas novas funções de 9.

Dos quatro empates registados, importa destacar o do Avanca em Pampilhosa, em claro prejuízo para a equipa da casa atendendo ao (agora) objetivo do segundo lugar, e o do Estarreja frente ao Bustelo, que coloca a equipa de Bruno Magno Grave numa situação mais complicada na luta pela permanência. Isto porque o Paivense não sabe o que é perder nesta segunda volta e, com a vitória frente ao Gafanha, começa a ver luz ao fundo do túnel.

O destaque
O Paivense, de Carlos Manuel, tem quase de se tornar numa “outra equipa” nesta fase. Não se pode dizer que o futebol praticado pela formação de Castelo de Paiva, desde o início de época, fosse incapaz, sem controlo e que perdia de forma evidente. Pelo contrário. No entanto, em momentos-chave do jogo, parecia perder a lucidez e, num campeonato com este grau de exigência, não se pode facilitar.

A introdução de novas peças no plantel parece ter alterado as coordenadas anteriores, com o Paivense a passar de uma boa equipa a uma boa equipa inteligente. Muitos viam este Paivense, fruto das jornadas consecutivas em último lugar, como uma equipa operária ‘vulgar’ que estava condenada ao insucesso. Não precisou de fazer ruído para sair da última posição. Nem era preciso. O futebol desta equipa fala por ela. Claramente, o destaque nesta fase da época.

A antevisão
A 22.ª jornada não será decisiva, porque ainda ficam a faltar muitas por disputar, mas há um jogo na Bairrada que poderá determinar muita coisa no que respeita à manutenção. O Oliveira do Bairro recebe um Paivense altamente motivado num jogo em que o empate não serve a ninguém e em que a derrota, sobretudo para a equipa da casa, poderá confirmar uma descida presa apenas pela matemática.

A disputa acérrima pelo segundo lugar tem nova paragem em Avanca, com o União de Lamas a visitar a equipa local. A questão motivacional do jogo reduz-se, nesse sentido, para a equipa de Cajó, mas o orgulho e a ambição pela melhor classificação possível podem despertar um adversário extremamente difícil para os ‘lamacenses’, a quem qualquer resultado que não seja a vitória pouco interessa.

Gostaria ainda de realçar, pela qualidade dos intervenientes, o confronto entre Bustelo e Fiães. Frente a frente estarão bons jogadores e bons treinadores. Não se espera outra coisa que não seja um grande jogo, na Quinta do Côvo. O grau de importância é que já será diferente para os ‘fianenses’, pois, permitam-me a expressão, não está em posição de "dormir à sombra da bananeira".

 

28 de Fevereiro de 2020
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas