Antevisão e análise ao Campeonato SABSEG por Sérgio Oliveira

A jornada
É pacífico afirmar que a 17.ª jornada do Campeonato SABSEG não trouxe grandes surpresas nos resultados. Pode-se, naturalmente, discutir a derrota do Pampilhosa no terreno do Fiães (2-1), em função do que a tabela classificativa nos diz, mas para isso teríamos de questionar a qualidade do plantel às ordens do mister José Pedro, e isso acho impossível.

O empate, com estrondo, do União de Lamas frente ao Estarreja fez com que os ‘lamacenses’ se atrasassem nas contas da subida, já que o São João de Ver venceu (mas em estrada estreita) na receção ao Cucujães por 1-0. Em via rápida circulou a Ovarense na visita ao Oliveira do Bairro, que venceu por 0-3, perfilando-se, neste momento, como o principal perseguidor ao líder.

Um ‘bis’ de Charneca, na receção ao Alba, confirmou a melhor fase do São Vicente Pereira que, com a terceira vitória consecutiva, poderá partir para uma segunda volta mais condizente com a qualidade do seu plantel. Repartição de pontos entre Avanca e Esmoriz (1-1), jogo em que precavi equilíbrio face, sobretudo, aos perigos que a turma de Migueli representa fora de portas. Nota ainda para a não sequência (de vitórias) do Paivense, que perdeu na visita ao Bustelo.


O destaque

Concluída que está a primeira volta do campeonato, é justo destacar algumas performances. Existem inúmeras equipas a destacar mas, por uma questão de lógica, o percurso da Ovarense – que segue num incrível segundo lugar, a três pontos do primeiro – rompe com todas as expectativas. Não só pela forma imprevisível, mas pela qualidade apresentada que deixou, para mim, de ser discutível. Uma equipa construída com critério, onde está refletida a personalidade do Tiago Leite, que apresenta, jornada após jornada, um onze que seduz, sobretudo, pela entrega ao jogo.

A prestação dos ‘vareiros’ ganha mais ênfase por o clube ter subido este ano à Elite aveirense e por não corresponder a um início desastroso das principais equipas, em particular a do São João de Ver. Nesta fase da época, é legítimo pensar em algo mais e, para salutar da prova, que a redefinição de objetivos seja de facto uma realidade nas hostes da Ovarense.


Uma equipa não se resume apenas a quem marca os golos, mas que o golo é o expoente máximo do jogo não restam dúvidas. Neste capítulo, Jean Paul tem-se destacado e, num campeonato com tantos predadores de área, acaba por surpreender que seja ele a liderar a lista de melhores marcadores. Lúcido e perspicaz, incorporou magistralmente a posição de avançado e tem-se revelado fundamental na boa campanha do Esmoriz, com 15 golos marcados em 17 jornadas. Um caso digno de reflexão.

A antevisão
No arranque da segunda volta, não há tempo para descansar. Nesta jornada, existem dois jogos escaldantes, em que poderá existir um sentimento de “desforra”. O Fiães recebe o União de Lamas para mais um dérbi quentinho e, em pleno contraste com o que aconteceu na 1.ª jornada, o equilíbrio será a nota predominante. Com outras aspirações no campeonato, a formação de Ricardo Nascimento não pode perder mais pontos para o comboio da frente mas, para isso, tem de bater uma equipa motivada e que começa a sentir um novo impulso de liderança.

Na Quinta do Côvo, Bustelo e Pampilhosa medem forças. Miguel Oliveira quererá fazer o teste do algodão, agora que a sua equipa apresenta um estado de maturação totalmente distinto do início de época. Já os ‘ferroviários’, com a derrota da última jornada, não podem facilitar mais se pretendem manter intacto o objetivo da subida. Duas equipas de top 5 que se encontram separadas por três pontos. Confirmação ou “vingança”, eis a questão para a 18.ª jornada.

17 de Janeiro de 2020
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas