Antevisão e análise ao Campeonato SABSEG por José Alexandre Silva

A jornada
Um empate sem golos, em Aveiro, entre o Beira-Mar, que assim interrompeu a série de vitórias incrível que vinha desde a segunda jornada da prova, e o União de Lamas, acabou por beneficiar, principalmente, os aurinegros, que com o ponto conquistado aumentaram a distância para o segundo classificado, o Bustelo, e não perderam terreno nem para o adversário de domingo nem para o Pampilhosa, que fez o mesmo resultado em Oliveira do Bairro.

Quem saiu beneficiado no top 5 foi o São João de Ver, que levou de vencida o segundo classificado do campeonato, o Bustelo, num duelo que começou a perder mas que, depois, teve a qualidade para virar o resultado para 2-1. Com a vitória, a equipa liderada por Ricardo Maia mantém-se à tona na luta pela subida, mas sem margem de erro.

Destaque
A veia goleadora de Edu já foi aqui, na AFATV, destacada a semana passada, após um golo incrível do meio-campo. No último domingo, o “veterano” jogador mandou “às malvas” a idade e os cabelos brancos e protagonizou uma exibição de sonho, na goleada frente aos rivais do Alvarenga, marcando três golos. A “veia” goleadora premeia a entrega do jogador à causa do Paivense e o trabalho meritório da equipa liderada por António Correia.

Se há destaques positivos, também há negativos. Não queria deixar de destacar as prestações aquém do esperado de Alvarenga e, sobretudo, do Estarreja. Com os resultados do último domingo saem mais duas certezas: a primeira é que a equipa do concelho de Arouca está naquele que será o pior momento da época e a afundar-se na tabela; a segunda é que os estarrejenses, com a derrota no terreno do Macieirense, também estão, estranhamente, no lote das equipas que vão lutar pela sobrevivência no Campeonato SABSEG.

A antevisão
Neste domingo joga-se a última jornada da primeira volta. Ainda não é tempo para fazer balanços, numa altura em que, ainda assim, todas as equipas já começam a fazer os necessários e possíveis ajustes nos plantéis. Em destaque na luta pela manutenção estará a receção do Alvarenga ao Mourisquense, num jogo fundamental para as duas formações, e o confronto entre o Estarreja e o Alba, essencial para a equipa da casa.

Na parte superior da tabela, dos primeiros cinco classificados espera-se uma missão mais complicada para o Beira-Mar, na visita ao terreno do Esmoriz, e do São João de Ver, em Mansores. De resto, União de Lamas, Pampilhosa e Bustelo são favoritos, mas com cautelas, porque Carregosense, Paivense e Fiães, respetivamente, terão uma palavra a dizer.

18 de Janeiro de 2019
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas