Antevisão e análise ao Campeonato SABSEG por José Alexandre Silva

A jornada
A vitória do Pampilhosa em São João de Ver, pela margem mínima, foi o resultado em destaque na última jornada, com os comandados de Maná a chegarem perto do nível esperado no início da época. Com oito jogos sempre a pontuar, os “ferroviários” estão agora no pódio do campeonato SABSEG e a subir de rendimento.

A 14ª jornada trouxe-nos ainda o empate do União de Lamas, no terreno do Paivense, naquela que tem sido mais uma prova de qualidade do mister António Correia, que depois de começar a preparar a época “em cima do joelho” tem conseguido amealhar os pontos suficientes para estar a salvo dos lugares de descida.

O destaque

A vitória do Fiães por 4-1 frente ao Alvarenga foi a primeira de Narciso Ratinho ao serviço dos fianenses, mas mostra o trabalho que tem sido feito desde a sua chegada. Falta agora dar o mesmo salto de qualidade nas partidas fora do Bolhão, onde soma duas derrotas em tantos outros jogos, já que em casa, Narciso Ratinho conseguiu na estreia empatar com o Estarreja, depois forçar o empate contra o candidato Lamas e agora, num confronto a doer contra um adversário direto, somos três pontos.

O golo de Biclas de pontapé de bicicleta já foi destacado pela AFATv num texto que demonstra bem a ambição de um jogador e de uma equipa recém-chegada ao domínio dos grandes do distrito. Bem orientado pelo Vasco Coelho, o Mansores com a vitória sobre o Vista Alegre por 2-0 chegou ao final do ano no top8 do Sabseg o que demonstra, e bem, o trabalho excecional feito pela formação aroquense.

A antevisão

Não há como fugir à importância de um Avanca vs Beira-Mar na 15ª jornada. Não que isso vá influenciar o que quer que seja na classificação, mas porque os avancanenses, a par dos aveirenses e do Pampilhosa, são, nesta altura, uma das três melhores equipas do campeonato, fruto da maturação de uma equipa cheia de talento e bem ancorada na experiência de, entre outros, Tiago Amaral, Márcio e Miguel Ângelo. Em primeiro lugar de forma incontestada, os auri-negros, que têm tido muitas dificuldades para ganhar os mais recentes confrontos, têm aqui mais um teste difícil e que os vai colocar à prova. A partida entre o Bustelo e o Mansores também será equilibrada e taticamente rica.

Na luta pela manutenção não se preveem facilidades para o Vista Alegre, que viu sair Ricardo Pinheiro do comando técnico após derrota na Taça, e Mourisquense, que jogam contra São João de Ver e Lamas respetivamente e, por isso, aumenta a importância da receção do Alvarenga ao Oliveira do Bairro e da deslocação de um inspirado Macieirense ao terreno de um Alba capaz do melhor e do pior.

4 de Janeiro de 2019
Categorias
Twitter
Facebook
Notícias Mais Lidas