Antevisão e análise ao Campeonato SABSEG por José Alexandre Silva

A Jornada
Sete vitórias por apenas um golo de diferença, um empate e apenas uma vitória por números expressivos mostram bem o equilíbrio e a tremenda luta que foi a última jornada do Campeonato SABSEG. Numa leitura simplista, todas as equipas que conquistaram os três pontos são vitoriosas, mas tendo em conta o que estava em disputa, o Beira-Mar saiu fortalecido na liderança - com a derrota do Bustelo em casa frente ao Pampilhosa e com o empate do União de Lamas em Fiães - assim como o Avanca dá, em definitivo, o salto para o Top 10, mostrando estar em progressão não só na tabela como, principalmente, no sucesso de um projeto que tinha tudo para ser de risco máximo.

O Destaque
O destaque desta jornada vai todo para o Macieirense. Há mês e meio, o destino da formação de Macieira de Sarnes estava irremediavelmente traçado, com apenas um ponto em sete jogos realizados. Mas via-se que a formação orientada por José Carlos Borges vendia quase sempre cara a derrota. Perdia, muitas vezes, pela margem mínima ou, frente a candidatos, só sofria o primeiro golo nos últimos quinze minutos.

Mas nem sempre a perseverança e a persistência têm resultados. Mas neste caso sim, pois o Macieirense alcançou na última jornada uma vitória estrondosa na deslocação a um “rival” pela manutenção, o Mourisquense, por três golos sem resposta, dando dessa forma o salto para a fronteira da linha de água, que divide agora com o Alvarenga, e deixando ficar os adversários de domingo passado no fundo da tabela, já a 5 pontos de diferença e com a companhia da única equipa que ainda não venceu esta época, o Vista Alegre.

A Jornada
A 13.ª jornada não promete ser aziaga para os favoritos da prova. O calendário trouxe-nos jogos, em teoria, mais tranquilos para Beira-Mar, que se desloca ao terreno do moralizado Macieirense, para o União de Lamas, que recebe um Oliveira Bairro com treinador novo (ou de transição), também para o São João de Ver que defronta, fora, o Alvarenga, assim como o Bustelo, no terreno do “lanterna vermelha” Vista Alegre.

Mais equilibrados espera-se que sejam, ainda assim, os jogos entre o Pampilhosa e o Mansores, que já mostrou ser capaz de complicar a vida aos “grandes”, e o Esmoriz, em casa, contra o Fiães. Em Avanca, a formação de Pedro Alves tem um teste importante contra o Paivense, assim como o Estarreja, surpreendentemente em 12.º lugar, na receção ao Mourisquense.

14 de Dezembro de 2018
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas