Antevisão e análise ao Campeonato SABSEG por José Alexandre Silva

Na antevisão da semana passada, escrevi que se esperavam muitas dificuldades para o Bustelo e o São João de Ver nas deslocações a Esmoriz e Avanca, respetivamente. Como se viu, não estava enganado, porque tanto uma como a outra foram derrotadas, dando ao União de Lamas, com a vitória em casa contra o Mansores, a oportunidade de diminuir a desvantagem pontual e entrar de novo na luta pelo segundo lugar.

Quem também aproveitou, apesar do empate em Albergaria-a-Velha, foi o Pampilhosa, que “ganhou” um ponto. Nesta altura, Bustelo, com 54 pontos, São João de Ver, com 51, Pampilhosa, com 49, União de Lamas, com 48, e Esmoriz, com 47, são os candidatos mais fortes a um lugar que, recorde-se, vale o apuramento para a Taça de Portugal, o qual, para além do mérito desportivo, ajuda com prémios monetários de presença e por vitória, que podem ter impacto positivo no orçamento de cada clube.

Na luta pela manutenção, o destaque vai todo para a terceira vitória consecutiva do Vista Alegre, que, depois de sofrer o 2-1, aos 82 minutos, num grande golo de Letz, ainda teve força e persistência para, com dois golos de Mário Lopes, dar a volta ao resultado. Uma palavra ainda para o Fiães, que alcançou uma vitória preciosa em casa do “rival” Estarreja. A luta pela manutenção também está ao rubro.

O destaque
Na vitória, pela margem mínima, do Avanca frente ao São João de Ver dei-me ao trabalho, se calhar como muitos de vocês, de ir ver, mais uma vez, os onzes das duas equipas. E, de novo, não deixei de admirar a aposta que os avancanenses fizeram esta época. Dos 18 convocados, 15 são Sub-23, o que me faz pensar que, no final da época, tanto o treinador Pedro Alves como grande parte dos “miúdos” serão alvo de intensa procura. Vamos aguardar.

Depois, destacar o campeonato tranquilo e em crescendo do Oliveira do Bairro. No ano em que regressou ao principal campeonato da AFA está em oitavo lugar, com resultados de qualidade e um futebol valioso. Tive o privilégio de ser treinador do Hernâni Tomás e não me surpreende a qualidade que está, agora como principal responsável técnico, a apresentar, fruto, sem dúvida, de toda a experiência granjeada como jogador.

A jornada
Um São João de Ver contra o União de Lamas é sempre um jogo de destaque e que apetece ir assistir. Ainda para mais quando as duas equipas têm em mente o segundo lugar, já que a subida está a apenas duas vitórias de distância para o Beira-Mar. Numa semana em que o Bustelo tem tudo para ganhar na receção ao Alvarenga, tanto Ricardo Maia como o Ricardo Suíço sabem que este jogo vale mais do que os três pontos.

Na mesma luta, o Pampilhosa e o Esmoriz vão ser postos à prova nas deslocações aos terrenos do Vista Alegre e Mansores, respetivamente, contra duas formações que também precisam, e muito, de pontos.

12 de Abril de 2019
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas