Antevisão e análise ao Campeonato SABSEG por José Alexandre Silva

A jornada
A 25.ª jornada trouxe, caso ainda fosse necessário, a confirmação que pouco falta ao Beira-Mar para regressar às provas nacionais, isto porque os aurinegros não só vão ganhando os seus compromissos, como veem, semana após semana, os seus rivais perderem pontos onde menos se espera. No último domingo, apesar de todo o valor e potencial do Avanca, o Bustelo voltou a ser derrotado, assim como o União de Lamas e o Pampilhosa. O único que ganhou foi o São João de Ver, numa vitória arrancada a ferros no terreno do Macieirense. Com nove jornadas para acabar o campeonato, são treze (!) os pontos que separam os aveirenses do Bustelo, existindo apenas a dúvida de quando tudo ficará resolvido matematicamente.

Na luta pela manutenção, uma palavra para o Estarreja, que recebeu e venceu o Mansores por 3-1, mesmo tendo começado a perder. Esta foi uma jornada muito positiva para a formação estarrejense, que aumentou a vantagem para o Fiães - apesar do empate conseguido em Carregosa - para sete pontos.

O destaque
Para esta semana tenho dois destaques, que, a bem da verdade, pouco adiantam no decorrer normal do campeonato, mas que não deixam de ser dignos de considerar. O primeiro é a vitória do Esmoriz sobre o Pampilhosa. A equipa da “Barrinha” tem feito um campeonato em crescendo, valorizando o trabalho do treinador, em estreia na AFA, e dos jogadores. Estão no sexto lugar, a apenas um ponto do quarto e do quinto, o União de Lamas e o Pampilhosa, e a quatro do derradeiro lugar do pódio, ocupado pelo São João de Ver.

O segundo destaque vai para a vitória do Vista Alegre em Santa Maria de Lamas, pela margem mínima, com um golo do inevitável Nassur. A formação orientada por Rui Valente, já com poucas hipóteses de alcançar a manutenção caso desçam cinco equipas, tem tido muitas dificuldades, com um plantel curto e com lesões. Ir ganhar, mesmo com dose extra de felicidade, a casa de um candidato é um feito de assinalar.

A antevisão
Um Bustelo-União de Lamas é sempre um jogo em destaque, principalmente quando está em causa o segundo lugar do campeonato, que dá acesso à prestigiada Taça de Portugal e a uma possibilidade extra de arrecadar mais receitas. As duas formações perderam no último domingo e vão querer “lavar a cara”.

Na luta pela manutenção, a receção do Fiães ao Macieirense é fulcral para as duas equipas, que têm a possibilidade de ganhar três pontos e afastar o adversário da querela, podendo, ao mesmo tempo, diminuir a desvantagem para o Estarreja, que se desloca a São João de Ver, e para o Mansores, que recebe um Avanca motivado.

29 de Março de 2019
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas