Antevisão e análise à 1.ª Divisão Distrital por José Alexandre Silva

A jornada
A derrota do Canedo na casa da ACRD Mosteirô e a vitória do Mealhada, pela margem mínima, frente ao Antes fizeram com que a luta pela última vaga de acesso ao Campeonato SABSEG volte a ser assunto, já que a diferença entre as equipas voltou a ser de apenas quatro pontos. Esta foi a nota de maior destaque da 25.ª jornada no que se refere aos lugares cimeiros, até porque, com maior ou menor dificuldade, o São Vicente Pereira, a Ovarense e o Cucujães seguem firmes no pódio.

Na luta pela manutenção, tudo se mantém igual nos cinco últimos lugares da classificação, ainda que com uma ligeira diferença, já que o JuveForce goleou o Famalicão e encurtou a diferença para o Paços de Brandão e o Antes, estando agora a um e a dois pontos, respetivamente. Neste sentido, vai haver campeonato até ao último segundo.

O destaque
No regresso do “eterno” Fernando Silva ao banco do Fermentelos, substituindo Gilmar, a formação da Pateira alcançou o resultado mais inesperado da ronda, ao golear, sem dó nem piedade, o Arrifanense por 6-1, tendo inclusivamente começado a perder. Quem acompanha o fenómeno da distrital sabe que há ligações que duram uma vida e esta entre o Fermentelos e o “mestre” Fernando Silva é uma delas. Mesmo que seja apenas até ao final da época, ver o “mister” de regresso é sempre um privilégio. Aproveito ainda para mandar um abraço ao amigo Gilmar. Um passo atrás é sempre seguido de dois em frente!

Na luta pela manutenção, os cinco golos do JuveForce, orientados por um dos meus amigos de sempre, o António Luís Ramos, contra o Famalicão podem ser o lenitivo que a equipa precisa para sair de uma situação aflitiva. Não era expectável que descessem cinco equipas, mas a situação de Cesarense e Gafanha no Campeonato de Portugal pode fazer com que isso aconteça. A reta final da época vai ser um sufoco para alguns clubes.

A antevisão
A próxima jornada será de vida complicada para as equipas que lutam pela salvação, já que grande parte delas terá pela frente candidatos à subida de divisão, como o JuveForce que se desloca a Cucujães, o Gafanha B que vai a Ovar e o Mosteirô FC que tem um desafio exigente em São Vicente Pereira. Daí que para Paços de Brandão, que recebe o praticamente despromovido Beira-Vouga, e Antes, que joga, em casa, com o Fermentelos, seja um dia fundamental para as suas contas. Ganhando têm a hipótese, sempre na teoria, de aumentar a vantagem, o que pode ser decisivo.

29 de Março de 2019
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas