Antevisão e análise à 1.ª Divisão Distrital por José Alexandre

A jornada
Um golo do inevitável Mendonça, aos 80 minutos, deu ao Fermentelos o empate no terreno do Mourisquense, que se tinha adiantado no marcador pelo capitão Paulo Monteiro, e fez com que a equipa liderada por Tó Miguel mantivesse a invencibilidade na 1.ª Divisão Distrital, quando já se jogaram 15 jornadas. Quem aproveitou este pequeno deslize foi o Vista Alegre, que venceu, em casa, o Valecambrense, por 2-1, e diminuiu a desvantagem para o líder, estando agora a apenas um ponto de distância.

Quanto aos restantes candidatos, Alvarenga e Macieirense empataram-se entre si, e a LAAC, de forma algo surpreendente, perdeu na deslocação ao relvado sempre complicado do São Roque, por 2-1. Já o Paços de Brandão, que está nesta luta por mérito próprio, fecha o pódio depois de ter vencido, de forma meritória, no terreno da ACRD Mosteirô. Na luta pela manutenção, na linha da antevisão da semana passada, o grande vencedor foi a Geração RD, que ganhou na visita ao terreno do Calvão.

O destaque
Em termos individuais podia distinguir o Roberto, mas já o fiz várias vezes na última época e meia. Se ele continua no Antes é porque quer e está vinculado a uma causa e a um projeto em que é o principal dinamizador. Mas ele sabe que tem valor para, pelo menos, estar numa divisão acima.

Em termos coletivos, uma palavra importante para duas equipas que, a mim, me surpreendem pelos resultados acima do que esperava. O Paços de Brandão, que está em terceiro lugar, logo a seguir às duas melhores equipas da prova, e o São Roque, que bateu a LAAC. A equipa do concelho de Oliveira de Azeméis surge na competição repescada mas, apesar de todas as dificuldades inerentes a esse processo, está a um passo do top 10.

A antevisão
O calendário pregou uma partida às equipas que lutam pela subida. Se agora, no final da primeira volta, já fazem com que as coisas aqueçam, quando for no final do campeonato estes jogos podem revelar-se fundamentais para as contas finais. A 16.ª jornada tem três confrontos fundamentais nestas contas: o Alvarenga recebe o Valecambrense, o Macieirense o Mourisquense e a LAAC é anftriã do Vista Alegre.

Na mesma linha, mas na luta pela fuga à descida, a CRAC recebe a ACRD Mosteirô, o Pinheirense o Calvão e a Geração RD o São Roque. São confrontos que prometem equilíbrio e emoção, com os pontos a serem fundamentais para todos.

10 de Janeiro de 2020
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas