Antevisão e Análise à 1.ª Divisão Distrital por José Alexandre

A jornada

Uma goleada por quatro golos sem resposta e uma vitória pela margem mínima, mostraram a força de Fermentelos e Vista Alegre na 1.ª Divisão Distrital, frente a duas equipas com pretensões nesta competição, Macieirense e Alvarenga respetivamente, e mostraram, na última jornada do ano, que dificilmente perderão a subida de divisão.

Na luta pela promoção, os dois lugares sobrantes estão a ter mais competição do que eu, pessoalmente, esperava, com seis equipas separadas por meia dúzia de pontos, o que neste campeonato, como já se provou, são muito facilmente recuperáveis. Nesta jornada que passou, apenas a LAAC e o Paços de Brandão conseguiram os três pontos, fruto de um equilíbrio próprio das grandes competições.

 

Destaque

Quando uma equipa que acaba de subir e se olha para o grupo de trabalho e se percebe que, à partida, vão ter dificuldades, é preciso, também, saber valorizar quando os resultados surpreendem pela positiva. É o caso do Pinheirense, que na última jornada, venceu por 1-0 o ACRD Mosteirô, com um golo marcado pelo experiente Casal, um jogador que já andou por outros campeonatos. Com estes três pontos, a formação de Pinheiro da Bemposta chegou aos catorze e está a apenas dois do top-ten.

 

A antevisão

Todos os jogos são importantes num campeonato e todas as escolhas que semana após semana, vou fazendo nesta crónica são subjetivas. Porque para o treinador, todos os jogos têm a mesma importância e são medidos pela conquista dos três pontos. Mas para quem analisa, é mais natural que se escolha jogos entre equipas que lutam pelos mesmos objetivos, seja subida ou manutenção. Tem sido esse o único critério.

Nesse sentido, é interessante perceber que a 15ª jornada traz-nos um dérbi de muita qualidade, com o Mourisquense a receber o Fermentelos. Num sintético tradicionalmente difícil para todos os adversários, e eu sei bem do que falo, o Fermentelos tem aqui mais um teste duro à sua invencibilidade. Depois no mesmo sentido, os confrontos entre Alvarenga e Macieirense e Vista Alegre contra o Valecambrense, com este último a estar, de forma inesperada, na luta. No fundo da tabela, muito se joga em Calvão, com a equipa de Raúl Garcia a receber a Geração RD.

3 de Janeiro de 2020
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas