Américo saltou do banco para deixar U. Lamas na liderança do Campeonato Safina
A oitava jornada do Campeonato Safina rendeu um novo líder. O U. Lamas meteu a quinta frente ao Carregosense (2-1), mas teve que recorrer às poupanças do banco para recolher os juros. Em desvantagem ao intervalo, Luís Miguel lançou Américo no jogo, e o médio respondeu com dois golos, os primeiros da época, ambos de bola parada. Temos especialista? É tudo uma questão de feeling.

Presença habitual no onze lamacense, o criativo iniciou o jogo com o Carregosense sentado ao lado dos restantes suplentes. “Estar no banco é diferente. O jogador quer sempre estar lá dentro. E quando a equipa está a perder, só queremos ir lá para dentro e ajudar”, conta o médio, de 31 anos, que foi lançado ao intervalo para “dar mais dinâmica” e para melhorar a “circulação da bola” dos rubro-negros.


A aposta do técnico Luís Miguel não podia ter sido mais feliz. Américo assumiu a batuta da equipa e, mais importante ainda, operou a cambalhota no resultado com dois golos, ambos de bola parada. “Foi um momento de alegria”, admite, numa época em que as coisas não lhe estavam a sair tão bem: “Não tenho feito golos, e andava um bocado mais em baixo”.

O "bis" alcançado às custas das bolas paradas pode levar a pensar que estamos na presença de um especialista na matéria, mas o melhor é travar o raciocínio. “Não é uma das minhas maiores especialidades, mas já fiz bastantes golos de livre”, conta o médio, para quem isto das bolas paradas é muito mais do que apenas treinar. “Treinamos bolas paradas, mas para mim vale mais o instinto na hora”, refere.

O triunfo arrancado a ferros diante do Carregosense foi o quinto consecutivo do U. Lamas no Campeonato Safina, e valeu-lhe a liderança isolada da competição. “Esta vitória foi muito importante. Fez-nos abrir muito mais os olhos”, salienta Américo, que adverte para inexistência de “jogos fáceis” e para os perigos do relaxamento: “Temos que entrar com muita humildade e respeito pelo adversário, seja ele quem for”.

Aliás, essa foi a única exigência dos responsáveis lamacenses para esta temporada. “Foi-nos pedido para respeitarmos, em todos os jogos, o símbolo que trazemos ao peito”, conta o médio, que já pensa na visita ao Beira-Mar, no domingo: “Será o jogo mais importante, por ser o próximo. Vamos a Aveiro, com a nossa humildade, para tentar vencer”.

Profissionalismo? Não, obrigado
Aos 31 anos, Américo olha para trás com orgulho por tudo o que conquistou no futebol. Começou no Paços de Brandão, mas a esmagadora maioria da carreira foi passada com a camisola do S. João de Ver, clube que chegou a capitanear e onde deixou “bons amigos”.

A separação deu-se na temporada passada, tendo optado por se juntar ao vizinho U. Lamas. Foram os únicos clubes que representou enquanto sénior, mas não lhe faltaram propostas para mudar mais vezes. Algumas podiam torná-lo profissional do futebol, mas Américo nunca cedeu à tentação, “por razões pessoais”.

Oliveirense, Santa Clara ou Feirense foram alguns dos que se interessaram pelo talento do médio, que também teve ofertas de emblemas cipriotas. “Tive várias hipóteses, mas nunca quis ser jogador profissional de futebol”, conta, admitindo não se arrepender das escolhas que fez ao longo da carreira: “Se fosse hoje, faria o mesmo”.

Fotografia
Diogo Pereira
3 de Novembro de 2016
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas