AFA supera pela primeira vez na sua história os 19 mil praticantes numa só temporada

Histórico! Pela primeira vez na sua história, a Associação de Futebol de Aveiro (AFA) ultrapassou a fasquia dos 19 mil praticantes numa só época, um registo enaltecido pelo seu presidente, José Neves Coelho, que não quer ficar por aqui: “Há muitos atletas que ainda vão ser integrados até ao final da época e isso vai fazer com que estes números possam ainda crescer. Não paramos e estamos preparados para continuar”.

Para o dirigente, a explicação para uma evolução tão significativa no volume de praticantes prende-se com o facto de “os clubes aderirem às propostas e organização do nosso Gabinete Técnico, que tem tido um papel importante na possibilidade de haver uma prática muito alargada” de atletas nas modalidades sob a tutela da instituição.

“Na formação, a AFA tem também uma grande intervenção. De uma forma gradual, investimos nas taxas de jogo e na arbitragem, o que é um incentivo à participação que os nosso clubes têm aproveitado, e bem, para podermos crescer desta maneira”, prossegue José Neves Coelho, que vê na melhoria das infraestruturas “o pilar para se poder aumentar o número de praticantes e a qualidade do trabalho desenvolvido junto dos atletas”, e o processo de certificação dos clubes como Entidades Formadoras um meio para “facilitar o trabalho, a organização e o crescimento” das coletividades no distrito.

Atualmente, a AFA conta com 19.007 praticantes, crescendo 9,85% relativamente ao período homólogo (17.303). Destes, 16.087 jogam futebol, 2.903 futsal e 17 Walking Football. O escalão sénior lidera em termos etários, com 3.630 atletas, seguido dos Sub-11, com 2.638, e dos Sub-15, com 2.629. 

Por género, há 1.496 atletas femininas no universo AFA, um número que já é superior ao registado no final da temporada passada, que se ficou pelas 1.374 praticantes. No setor masculino o total ascende aos 17.511.

A nível nacional, a AFA ocupa a quarta posição entre as associações de futebol com mais praticantes, apenas atrás da AF Porto, da AF Lisboa e da AF Braga.

De recordar que a AFA fechou a última temporada com 17.979 atletas inscritos, um número recorde na altura, mas que a evolução registada na atual temporada pulverizou por completo. “Os nossos clubes, com a resposta que estão a dar, dizem-nos que estão presentes também neste processo. Vamos tentar atingir o máximo possível”, assegura José Neves Coelho.

Fotografia
Associação de Futebol de Aveiro

8 de Março de 2024
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas