AFA mantém a excelência num plano formativo em constante reforço

Quase centenária, a Associação de Futebol de Aveiro (AFA) é uma referência nacional ao nível da sua oferta formativa de excelência. A criação do Gabinete de Formação e Investigação AFA 2024 ajudou a promover a valorização da formação e qualificação dos seus treinadores e demais agentes desportivos, que inclui os cursos de treinadores de futebol e futsal, bem como de arbitragem, ações de formação contínua para treinadores, formação em SBV-DAE (Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa), de PCS (Pontos de Contacto com a Segurança), de Diretores Pedagógicos e a organização do Congresso Internacional de Futebol e Futsal AFA 2024.

Os cursos de treinadores continuam a ser um dos principais destaques do plano formativo da AFA e distinguem-se pela qualidade dos seus formadores, mas também pela oferta de regimes personalizados às necessidades dos formandos, com aposta no formato intensivo e pós-laboral. Esta época, para cursos de treinadores de futebol, registou-se a adesão de 240 candidatos (160 para o nível Uefa C e 75 para o nível Uefa B), verificando-se também a existência de candidatos de diferentes nacionalidades – portuguesa, angolana, brasileira, italiana e colombiana – e um crescimento do número de candidatas do sexo feminino. Relativamente aos cursos de treinadores de Futsal, as candidaturas continuam abertas até ao final de março de 2023.

Para além disto, a entidade que gere e regula o futebol, o futsal e o futebol de praia de Aveiro mantém a aposta na organização do seu Congresso anual, na Torre da Oliva, em São João da Madeira, com a promoção de painéis de debate e workshops com dezenas de convidados portugueses e estrangeiros, que abordam o estado atual do futebol e do futsal. A edição de 2023 está agendada para os dias 23 e 24 de junho.

Através da parceria com a Portugal Football School, a Associação Nacional de Enfermeiros e Massagistas de Futebol e a Ocean Medical, a AFA continua a promover formações em SBV-DAE, que possibilitam a aquisição de competências para realização de manobras de SBV-DAE numa vítima em paragem cardiorrespiratória. Competências, essas, que podem fazer toda a diferença e ajudar a salvar vidas.

Será justo dizer que a AFA trabalha diariamente com os olhos postos no futuro, o que se comprova pelo investimento na formação e na qualificação de mais e melhores agentes desportivos, objetivo que continua a ser um dos fundamentais desígnios da entidade.

3 de Dezembro de 2022
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas