AFA Magazine cumpre três anos de histórias, desafios e conquistas

Quando foi lançada, a 10 de março de 2017, a AFA Magazine era vista como “mais um sonho tornado real” da Associação de Futebol de Aveiro, que já então marcava a diferença pela irreverência como comunicava para o mundo, através da AFA TV. O seu futebol, o seu futsal e o seu futebol de praia, no masculino e no feminino, ganharam novas cores, novos contornos, novos heróis. Em suma, ganharam uma nova vida.

De forma a eternizar momentos únicos e irrepetíveis, a AFA decidiu lançar uma revista que, desde a primeira edição, primou pela irreverência, nos conteúdos e no grafismo, pela qualidade, das reportagens escritas e fotográficas, e pelo espírito de união, que tão bem se enquadra em todos os projetos que a associação promove e desenvolve.

Há três anos, na Casa da Criatividade, em São João da Madeira, comprometemo-nos a dar o devido destaque a tudo o que de relevante se faz no distrito, elevando os seus protagonistas. Era um plano exigente, aliciante, saboroso. Era um propósito, acima de tudo, desafiante, o qual continua bem presente em cada edição produzida.

De lá para cá, foram publicados 34 números da AFA Magazine. O 35.º deveria estar a caminho, não fosse a pandemia da Covid-19, mas esta será uma pausa curta, num caminho que vem sendo feito de ponderação, de critério e de elevação. O objetivo sempre foi, e assim continuará certamente, dar voz aos protagonistas do distrito. Chegar a todos eles é, talvez, uma utopia, mas é com isso em mente que direcionamos os nossos esforços.

Desde 2017, a AFA Magazine foi palco de largas centenas de reportagens, dezenas de entrevistas e contou histórias absolutamente deliciosas. Até hoje, visitámos 134 clubes, a esmagadora maioria deles pertencentes à AFA, mas também das ligas do futebol popular de Ovar e de Espinho, da Liga Census e da liga do Inatel de Aveiro, que, entretanto, se juntaram à família da AFA.

Ultrapassámos fronteiras, literalmente, com entrevistas a Ruben Neves, dos ingleses do Wolwerhampton, a Gil Dias, então na Fiorentina, e a Cláudia Dias, que joga nos italianos do Napoles. A estes juntam-se as histórias de vida dos aveirenses espalhados pelo mundo, que já nos levaram a "visitar" diversos países dos continentes europeu, africano, americano e asiático.

No campo das entrevistas, nunca retirámos Aveiro do nosso foco, sem com isso descurar figuras do desporto nacional, como Ricardinho, Jorge Braz, Nuno Dias ou Luís Castro, entre muitos outros, que deixaram uma marca indelével na história da AFA Magazine e marcaram todos os que se encontraram com as suas histórias.


Num percurso assente em bases tão sólidas quanto a qualidade e a irreverência, a revista que revolucionou o desporto em Aveiro viu o seu trabalho ser reconhecido por diversas entidades, entre as quais a FPF e o Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED).

Neste mês de março completaram-se três anos de AFA Magazine e o
futuro surge-nos desafiante. A equipa que faz de cada edição uma experiência única está pronta para os enfrentar, na expetativa de continuar a cumprir aquilo que prometeu há três anos: marcar pela diferença e pela qualidade no cada vez mais exigente meio da comunicação. Contamos convosco para sermos bem-sucedidos nesta missão.

31 de Março de 2020
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas