AFA e FPF lançaram a final da Taça da Liga de futebol feminino em Aveiro

José Neves Coelho, Presidente da Associação de Futebol de Aveiro (AFA), e Mónica Jorge, diretora executiva da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), estiveram esta segunda-feira junto ao Centro de Congressos de Aveiro, onde inauguraram o pórtico digital de promoção à final da Taça da Liga de futebol feminino, que no próximo sábado opõe o SL Benfica ao SC Braga.

José Neves Coelho: "O futebol feminino tem um perfume muito especial"

Diante dos jornalistas presentes na sessão simbólica, o responsável associativo regozijou-se pelo "simbolismo" que a disputa do jogo decisivo em Aveiro carrega. "Temos a Câmara junto de nós, temos a cidade cativante e onde respiramos o ar puro de Aveiro", sustentou, lembrando que "a AFA é um associado da FPF" e que, por isso, "está sempre disponível para colaborar, para estar presente no crescimento do futebol feminino, que está em evolução constante".

"Nós registamos, internamente, o nosso crescimento e esta final é a cereja no topo do bolo, para que as nossas atletas consigam aprender, ver e saber que contam connosco", avaliou o Presidente da AFA, que defendeu que "o futebol feminino tem um perfume muito especial".

"Elas (jogadoras) são muito objetivas, entregam-se completamente, é um futebol mais direto e acho que a final vai ser muito agradável para quem gosta de ver a bola a rolar no relvado", sustentou.

O encontro realiza-se no Estádio Municipal de Aveiro, a partir das 15h00.



Mónica Jorge: "Que seja uma grande final"

Mónica Jorge, por seu lado, admitiu esperar "um grande jogo de futebol", que ajude a fomentar ainda mais esta vertente da modalidade. "Todos os jogos são importantes, pois esse é o caminho do progresso e crescimento", sublinhou, destacando que "neste triângulo de desenvolvimento, constituído pelas associações, os clubes e a Federação Portuguesa de Futebol, estamos a trabalhar em conjunto para que o jogo seja mais competitivo, mais evolutivo e mais audaz na vertente feminina".

"Como é evidente, a qualificação para o Mundial foi um momento histórico, de que todos os envolvidos, sobretudo desta dinâmica triangular, devem estar muito orgulhosos pelo trabalho que desenvolveram durante muitos anos", apontou a dirigente federativa, entre desejos de que "esta final seja mais um jogo competitivo, de crescimento para jogadoras e treinadores, e que, para este triângulo, associativo, federativo e de clubes, se possa dar continuidade a este envolvimento cada vez maior".

Para além disso, Mónica Jorge vincou o crescimento recente do futebol feminino em Portugal, entre elogios aos "projetos que ajudam a evoluir, como os centros de formação de futebol feminino, de que a Associação de Aveiro é um exemplo de contribuição para esse crescimento e desenvolvimento".

"Este jogo será mais um momento bonito para que essas jogadoras e as crianças possam assistir e, assim, possam ter uma referência para o futuro. Essas crianças hão de querer, também, chegar também ao topo, a uma seleção A feminina, ao seu clube de eleição. Que seja uma grande final e que todos possamos crescer de forma construtiva, competitiva e dentro do processo de continuidade da evolução do futebol feminino", concluiu.

Fotografias: FPF

27 de Março de 2023
Pedro Fernandes
pedrofernandes@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas