AFA aposta na qualificação dos clubes que vão disputar as competições de elite

A Associação de Futebol de Aveiro (AFA) vai apostar, a partir da temporada 2024/25, na qualificação formativa e organizativa dos clubes que vão disputar as competições de elite. A medida vai ao encontro da diretiva da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e pretende preparar os clubes para os desafios futuros.

Nesse sentido, os emblemas que militem nas provas de elite nos escalões Sénior, Sub-19, Sub-17 e Sub-15 deverão apostar no respetivo processo de certificação, procurando obter uma classificação mínima de 2 estrelas.

“A Certificação é um processo que veio para ficar e a FPF tem já um conjunto de medidas que nos orientam para um trabalho de sensibilização junto dos clubes, de forma a garantir que o futuro é risonho. Procuramos sensibilizar os clubes para que comecem a organizar-se de forma gradual e para que estejam preparados quando forem confrontados com a obrigação da FPF”, explica José Neves Coelho, presidente da AFA.

A medida vai ao encontro da diretiva da FPF, que exige, já a partir da época 2023/24, que os clubes cujos escalões de formação militem nas suas provas obtenham a certificação mínima de 2 estrelas.

Ainda assim, a AFA respeitará um período de transição, ficando “dispensados do cumprimento do disposto” os clubes que na época após a sua promoção à divisão de Elite ainda não possuam a certificação mínima de 2 estrelas. Nesses casos, a mesma deve ser garantida na temporada seguinte, de forma que se assegure o cumprimento da medida em vigor.

“Este processo valoriza a ambição dos clubes. A indicação da FPF é a de exigência, já a partir de 2023/24, de nível 2 aos clubes cujos escalões de formação participam nas suas provas. Isto faz com que os clubes que tenham ambição de chegar a outros patamares tenham de olhar para este contexto como algo fundamental”, sublinha o dirigente, confiante da boa resposta dos clubes com “a ajuda da AFA e do Gabinete Técnico”.

“A Certificação tem como objetivos principais a melhoria das condições e da organização administrativa dos clubes. Tudo o que vem sendo feito pela consolidação deste processo acaba por favorecê-los, simplificando a sua tarefa e o seu trabalho diário. A FPF vem impondo regras, o que faz com que os nossos clubes, principalmente aqueles que pretendam aceder a Campeonatos Nacionais, se devam preparar para responderem de forma afirmativa quando para isso forem solicitados”, remata José Neves Coelho.

26 de Julho de 2022
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas