ADF Fiães declarada campeã na Liga Census, Taça fica em suspenso

Apesar de ainda haver sete jornadas por disputar até ao término da prova, a ADF Fiães foi declarada campeã da edição 2019/2020 da Liga Census, após decisão da organização da prova. Em suspenso fica a realização das meias-finais e da final da Taça da Liga Census, dependentes da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal.

Com um registo 100% vitorioso e 11 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, a ADF Fiães vinha dominando a Liga Census. O seu trajeto acabou premiado com a atribuição do título de campeão, a única distinção que a organização decidiu manter para esta época. As restantes, individuais ou coletivas, foram anuladas, uma vez que o campeonato terminou de forma prematura. A decisão foi tomada após terem sido “ouvidos todos os clubes participantes e auscultada a posição do patrocinador”, e teve como base a evolução da pandemia em território nacional, pode ler-se no comunicado emitido pela organização da competição.

Este cenário já havia sido adiantado pela AFA TV, sendo que, tal como explicámos na altura, a principal prioridade da organização focou-se na conclusão da Taça da Liga Census, prova que caminhava para as meias-finais. ADF Fiães, CCD Salreu, ADEC Futsal e Guilhovai são as equipas ainda em competição.

Caso as condições sanitárias impostas pela Direção-Geral de Saúde o permitam e a Associação de Futebol de Aveiro disponibilize as necessárias equipas de arbitragem, as semifinais seriam disputadas em apenas um jogo, em campo neutro. Os vencedores desses encontros encontrar-se-iam na final. O plano da organização aponta ao mês de junho para a conclusão da prova.

Caso tal não seja possível, a Taça da Liga Census seria dada como concluída, à semelhança do agora deliberado para a Liga Census. Isso levaria a que a próxima temporada arrancasse com a 1.ª jornada da edição 2020/2021 do campeonato, ao contrário da habitual Supertaça, que junta o campeão e o vencedor da Taça da Liga da edição anterior.

Noutro contexto, a organização da competição garantiu a renovação do apoio da Census, empresa que presta serviços técnicos de gestão, para a próxima época.

27 de Abril de 2020
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas