Tamble, do SC São João de Ver, foi o melhor marcador da Taça de Portugal: "É uma competição especial"

A distinção como melhor marcador da última edição da Taça de Portugal tem no jovem Tamble Monteiro um peso que extravasa o mero mediatismo que ela acarreta.

Há dois anos, quando representava o Anadia FC, recebeu a notícia do falecimento do avô a dois dias de um encontro com o Moncarapachense, no Algarve, para a segunda eliminatória da Taça. Tamble decidiu a ir jogo, em honra do familiar, e apontou, no tempo de compensação, o golo que valeu o apuramento aos bairradinos (2-1).

Desde então, a Taça de Portugal tornou-se “uma competição especial”, sendo também por isso natural que o avançado, de 22 anos, se mostre “feliz por ser o melhor marcador” da edição 2022/2023 da prova.

No Jamor, o portista Toni Martínez era quem tinha maior probabilidade de lhe poder roubar o feito. O espanhol, tal como Jhonder Cádiz (Famalicão), terminou a competição com seis golos apontados, tantos quanto Tamble, mas o jogador do SC São João de Ver marcou-os em menos jogos, apenas quatro, o que lhe permitiu liderar o ranking final de artilheiros.

A contagem iniciou-se com um 'hat-trick' ao Mortágua, na ronda inaugural, seguindo-se um golo apontado ao Esperança de Lagos e um 'bis' ao Montalegre, nas duas eliminatórias seguintes.

Apesar da concorrência apertada, Tamble garante ter assistido à final da Taça de Portugal entre FC Porto e SC Braga “sem o nervosismo de saber se ia ser ou não o melhor marcador”. Nesse particular, houve um momento crítico, ao minuto 53, quando os dragões se adiantaram no resultado. Toni Martínez, solto ao segundo poste, preparava-se para encostar para o fundo da baliza, mas, em desespero, o bracarense André Horta tentou o desarme, acabando por fazer autogolo. “Se assim foi, é porque tinha de ser mesmo assim”, limita-se a dizer Tamble.

O prémio de melhor marcador da Taça de Portugal serve de consolação a uma temporada “muito difícil” vivida pelo avançado, marcada por uma “lesão muito complicada” no adutor, que o obrigou a parar durante quatro meses.

Fotografia
Sporting Clube São João de Ver

20 de Junho de 2023
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas