Qualidade e resultado
O Esmoriz lidera o primeiro terço do Campeonato Safina com a maior vantagem pontual desde que terminou o campeonato nacional da terceira divisão e o escalão máximo distrital cresce em qualidade. Comparativamente às épocas recentes, soma menos um ponto que o líder de há um ano (Águeda) à entrada para o segundo terço da prova, mais seis que o de há duas épocas (Alba) e os mesmos que o de há três épocas (Oliveira do Bairro)

Nas três edições anteriores à atual, só por uma vez o líder no primeiro terço do campeonato (11 jogos) concluiu a prova como vencedor; mas nunca se verificou uma vantagem tão dilatada entre o líder e os seus principais perseguidores: em 2013/14, Oliveira do Bairro e Gafanha somavam 27 pontos e a Sanjoanense, campeão distrital, 26; em 2014/15, Alba e Cucujães somavam 21 pontos, mais um que Águeda e Bustelo, que viriam a terminar empatados em pontos com vantagem direta para este; em 2015/16, o Oliveira do Bairro e Fiães somavam nesta altura menos 2 pontos que o Águeda, campeão distrital.


A campanha do Esmoriz tem sido muito positiva, tendo a seu favor importantes resultados já averbados diante de adversários diretos. As características deste campeonato não permitem porém distrações. Uma sequência menos boa, perfeitamente natural, pode reduzir a vantagem a nada, como são exemplos recentes dois concorrentes que já lideraram: São João de Ver e União de Lamas. E os resultados nem sempre têm a ver com a qualidade das equipas nem com a preparação que elas fazem para os jogos.


Beira-Mar - Bustelo cativante

O jogo Beira-Mar - Bustelo, do último domingo, é bem o exemplo de como um jogo intenso, de qualidade imensa para o escalão em causa, recheado de cativantes pormenores técnicos individuais e de rápidos movimentos coletivos, pode terminar com um resultado aquém do interesse das equipas e do belíssimo trabalho que ambas realizaram - prendendo e fazendo vibrar o público! Uma voltou a perder pontos em sua casa (terceiro empate), distanciando-se do primeiro; a outra não conseguiu ainda iniciar a recuperação da desvantagem pontual apreciável (11 pontos) atendendo aos objetivos que traz para a prova - não permitindo vacilar mais.

Com um relvado que ajudou à qualidade de jogo (molhado, não encharcado, nivelado...) permitam-me destacar os desdobramentos do Bustelo nas transições rápidas, as situações fixas definidas no jogo atacante do Bustelo, a influência no jogo do Beira-Mar dos seus médios defensivos e organizadores (Alex e João Paulo), a crescente profundidade de jogo do Beira-Mar (ainda não devidamente equilibrada pelas coberturas defensivas) e a velocidade e desequilíbrios proporcionados por atacantes das duas equipas. Sobretudo a dinâmica, a intensidade e a atitude de conquista de ambas as equipas. Muito bom!


Interessante como em ambas há experiência e juventude - e muito talento para o futuro. O Beira-Mar, mais amadurecido, cresce na sua convicção; o Bustelo, mais jovem - e caso consiga solucionar alguma permissividade defensiva (mais do coletivo que do sector)-, mostrou argumentos para conseguir o que Espinho e Lourosa têm registado nas jornadas mais recentes: aproximação aos lugares de maior protagonismo do Campeonato Safina.


Competitividade Mobilizadora

Exemplos no passado, e a própria natureza deste campeonato, permitem admitir a possibilidade de recuperação pontual por parte de equipas que estão a fazer um maior esforço para "emendar a mão" a alguns defeitos, punidos com menor rendimento que o esperado na fase inicial. Caso o Esmoriz, em posição privilegiada, permita...

Se as recuperações de Espinho e Lourosa eram aguardadas, a do Bustelo e Oliveira do Bairro são previsíveis - e domingo jogam entre si. União de Lamas e São João de Ver mantêm-se na luta (a proximidade pontual permite pensar que sim...) mas será importante a forma como conseguem reagir a esta fase.

Já o Alba, que nas duas últimas jornadas perdeu seis pontos com quem não esperaria, denota dificuldades próprias de quem possui um plantel curto em reais opções, principalmente quando as ausências de jogadores influentes no modelo de jogo adoptado (Tito e Tica), adaptado muito particularmente às características deste último, se refletem no rendimento de toda a equipa. A motivação desigual em função do adversário e o ter que assumir o jogo podem ser condicionantes a levar em conta.


A competitividade será determinante para o interesse do campeonato, arrastando público aos campos como agradavelmente tem acontecido! Todos ficam a ganhar com esta crescente visibilidade da prova...


Augusto Semedo
Treinador de futebol
25 de Novembro de 2016
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas